Coimbra

Empresas farmacêuticas reúnem-se com universidades em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-09-2018

Coimbra acolhe, a 27 e 28 de setembro, a primeira edição do Simpósio Drugs R&D, um Simpósio Internacional organizado pelos alunos da 1ª edição do Programa Doutoral em Investigação e Desenvolvimento do Medicamento (Drugs R&D) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC).

PUBLICIDADE

O evento, promovido pela FFUC, realiza-se no Auditório Central do Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Polo III), estando confirmada a presença de algumas das maiores empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, nomeadamente as que mais investem em investigação em Portugal. Além da Universidade de Coimbra, as de Lisboa, Porto, Beira Interior e Minho também estarão presentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste simpósio serão abordados alguns dos desafios colocados aos investigadores e às empresas, na translação da ciência do “laboratório até ao mercado”. O evento será dividido em 3 sessões: panorama socioeconómico universidade-indústria, perspetiva industrial e perspetiva de líderes académicos.

Para discutir a relevância social e económica da realização de programas doutorais inseridos em contexto empresarial foram convidadas figuras de relevo no panorama socioeconómico/farmacêutico português, nomeadamente Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos), Hélder Mota-Filipe (ex-presidente do INFARMED), Patrícia Calado (representante da Fundação para a Ciência e Tecnologia) e Ana Castro (Presidente do Parlamento da Saúde de Portugal).

PUBLICIDADE

Ao todo estarão presentes 12 empresas, desde multinacionais a empresas startup: Bial, Bluepharma, Hovione, Merck Sharp & Dohme (MSD) e Laboratórios Basi são algumas das empresas que se propõem a expor a investigação que desenvolvem e a refletir sobre a colaboração entre academia e industria. O papel do empreendedorismo na Ciência será outro tema em debate. A Portugal Ventures, firma de capital de risco que investe em empresas startup de tecnologia e ciências da vida, também irá participar no simpósio.

João Calmeiro, investigador e presidente da comissão organizadora do evento, afirma que o 1.º Simpósio Drugs R&D “aborda um tema atual de interesse nacional, a colaboração entre academia e o tecido empresarial e a necessidade de integração de doutorados nas empresas”. “É uma oportunidade de reunir, ver e ouvir os intervenientes desta sinergia que é essencial para a economia portuguesa”, sublinha o investigador.

O evento será presidido por João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, vice-reitor da Universidade de Coimbra e diretor do Programa Doutoral Drugs R&D, e Francisco Veiga, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE