Empresa vai criar 300 empregos no iParque… mas Manuel Machado não diz o nome do investidor!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-09-2017

 O candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, reafirmou hoje que o parque de ciência e tecnologia iParque deve ser incorporado na autarquia e adotar um novo modelo de gestão e nova administração.

PUBLICIDADE

Arquivo

Arquivo

Paulo Mendes preside ao Conselho de Administração do Coimbra Inovação Parque em representação da falida Associação Comercial e Industrial de Coimbra.

“Vamos naturalmente ter de adotar uma nova gestão e um novo modelo de gestão para o iParque e, depois das indispensáveis negociações com os acionistas”, internalizá-lo e “resolver o buraco financeiro”, que é de “mais de seis milhões de euros”, afirmou o candidato socialista e atual presidente da Câmara, que falava aos jornalistas durante uma ação de campanha, ao final da manhã de hoje.

PUBLICIDADE

As alterações implicam a criação de “uma entidade, com estatuto próprio”, sublinhou.

O parque é atualmente detido pelo município, com uma participação de cerca de 90%, e por 11 outras entidades, como a Universidade, o Instituto Pedro Nunes e empresas.

PUBLICIDADE

Manter-se-ão a participação direta do município e dos acionistas interessados, adiantou Manuel Machado, destacando que a internalização da empresa na Câmara visa resolver “a questão do buraco financeiro”, responsabilizando-se o município pelos “compromissos que o iParque assumiu com terceiros, incluindo bancos”.

“A alternativa seria a liquidação da empresa [gestora do parque], com devolução de fundos europeus”, mas isso “já está resolvido”, frisou o autarca e candidato.

Manuel Machado referiu que a Câmara continua a “adquirir terrenos para alargar o iParque”, onde, em breve, vai surgir uma empresa, que criará “300 postos trabalho diretos”, e que a instalação de outras unidades está a ser negociada.

O que está em causa é a “revitalização industrial” de Coimbra, baseada nas engenharias, nas indústrias criativas e no ‘cluster’ da saúde, sustentou Manuel Machado, assegurando que a sua estratégia passa pelo apoio a “empresas que cruzem as novas áreas baseadas no conhecimento com a inovação e a cultura”.

26-09-2017b

O candidato falava junto ao Convento São Francisco, equipamento “essencial para a valorização da vida cultural, turística e económica de Coimbra”, onde hoje, exemplificou, começa a 14.ª Conferência Internacional de Saúde Urbana, que se realiza pela primeira vez em Portugal, reunindo cerca de 700 especialistas de 80 países.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE