Coimbra

Empresa intermunicipal vai gerir água e saneamento em Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-07-2020

Os municípios de Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital constituíram uma empresa intermunicipal para gerir o sistema de abastecimento de água e de saneamento nos três concelhos, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Capturefile: G:ÆäÀÌÁî¿ø¿øº»3water Cwater Cwater C-098.tif
CaptureSN: CD000868.004802
Software: Capture One DB for Windows

A escritura de constituição da empresa, designada Águas Públicas da Serra da Estrela, EIM, S.A. (APSE), foi celebrada hoje de manhã no edifício dos Paços do Concelho de Seia, no distrito da Guarda.

A Câmara de Seia refere em comunicado enviado à agência Lusa que a sociedade anónima “de capitais exclusivamente públicos irá gerir o sistema intermunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais dos referidos concelhos” dos distritos de Guarda (Seia e Gouveia) e de Coimbra (Oliveira do Hospital).

PUBLICIDADE

“Com a formalização legal da empresa intermunicipal, que tem na presidência do Conselho de Administração Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e a sede em Seia, estão agora reunidas as condições para que em termos operacionais se venham a concretizar todos os ganhos evidenciados, nos vários e exaustivos estudos realizados”, adianta a nota.

Segundo o documento, o modelo de gestão “apresenta-se como o mais equilibrado, entre uma empresa comercial, com proveitos próprios, inerentes à sustentabilidade financeira da empresa, mas de domínio público, com a aplicação de um tarifário justo, com uniformização de tarifas, mas garantindo-se a acessibilidade económica por parte das famílias, de que são exemplo as tarifas sociais”.

PUBLICIDADE

publicidade

A APSE “ambiciona ser uma referência no setor, com ganhos de eficiência e qualidade de serviço, uma estratégia perseverante ao nível da sustentabilidade ambiental, e com elevado incremento na capacidade de investimento e intervenção”, de acordo com os municípios envolvidas no projeto.

A nota acrescenta que estão já aprovados, ao abrigo de fundos comunitários (programa POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade), “intervenções superiores a quatro milhões de euros, distribuídas pela melhoria e construção das redes de água e saneamento nos três municípios” abrangidos pela nova empresa intermunicipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE