Emigrantes nos Estados Unidos da América entregaram dinheiro a vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-10-2017

Emigrantes portugueses nos Estados Unidos da América entregaram cerca de 180 mil euros a vítimas do incêndio que matou 64 pessoas e aos bombeiros de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

PUBLICIDADE

José Carlos Brito e Jack Costa

José Carlos Brito e Jack Costa

Os emigrantes portugueses nos Estados Unidos da América recolheram solidariamente 200 mil dólares (178 mil euros) na sequência do incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande. A quantia foi distribuída no sábado em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

A ideia da campanha solidária “Todos Juntos por Portugal” partiu de dirigentes associativos como Jack Costa (presidente do Sport Club Português de Newark), José Carlos Brito (Presidente do Portuguese Instructive Social Club de Elisabeth) ou Elsa Silva.

PUBLICIDADE

“Começámos a trabalhar para a angariação de fundos logo no dia 24 de junho. A partir desta primeira iniciativa, seguiram-se outros seis eventos”, revelou José Carlos Brito em declarações à agência de informação LUSA.

A RTP, que como sabemos tem um forte impacto junto das nossas comunidades de emigrantes, enviou equipas da informação e da programação para a cobertura da iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade
Carolina Ferreira entrevista Jack Costa

Carolina Ferreira entrevista Jack Costa

José Carlos Brito conversa com Tiago Góis Ferreira

José Carlos Brito conversa com Tiago Góis Ferreira

O montante angariado foi entregue às vítimas em cada uma das três corporações de bombeiros.

Para que o dinheiro chegasse a quem dele precisa, 4 dinamizadores da iniciativa fizeram questão de vir pessoalmente entregar os cheques às vítimas, que,  emocionadas, agradeceram este apoio directo.

O valor médio ronda os dois mil dólares [1700 euros] para uma centena pessoas que perderam a primeira habitação.

Além disso, os promotores da campanha solidária entregaram cerca de 7 mil dólares a cada uma das corporações de bombeiros de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

No momento, Jack Costa e José Carlos Brito lamentaram que a burocracia portuguesa não tenha permitido que o dinheiro tivesse sido entregue mais cedo. 

O primeiro lembrou que a iniciativa rapidamente ganhou força entre a comunidade portuguesa de New Jersey e Pensilvânia logo a seguir à tragédia. “A chave desta campanha foi a nossa palavra que vínhamos entregar directamente a vocês”.  “Isso fez a diferença”, vincou Jack Costa.

Não foi possível vir mais cedo. Nós queríamos vir mais rápido, na América estamos habituados a agir, mas nunca mais nos enviavam as listas. A parte mais fácil foi a mais difícil, salientou 0 líder do  Sport Club Português de Newark.

O presidente do Portuguese Instructive Social Club de Elisabeth aproveitou o momento para agradecer a todos, nomeadamente aos comandantes dos bombeiros e ao seu conterrâneo e amigo João Orlindo, que ajudaram a agilizar a entrega de valores.

É graças a eles que temos os vossos nomes aqui, frisou José Carlos Brito, antes de lamentar a falta de empenho dos municípios locais, que se mostraram pouco colaborantes. “Isto é uma gota no oceano, mas é o que foi possível”, disse, visivelmente emocionado.

Os nossos emigrantes nos EUA entregaram os primeiros donativos no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

IMG_2017

Castanheira de Pera

IMG_2128

Depois rumaram para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.

IMG_2173

Figueiró dos Vinhos

IMG_2238

O périplo terminou no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande.

IMG_2272

Pedrógão Grande

IMG_2324

Nenhum dos promotores desta campanha solidária tem raízes na região afetada pelos incêndios. José Carlos Brito é natural de Seia. Jack Costa nasceu em Arcos de Valdevez. Neste sábado viram no terreno o que só tinham visto na televisão. Ficaram ainda “mais abalados” Aquilo que os motivou desde o início foi a dimensão e as proporções da tragédia. Ficaram com vontade de voltar à região onde foram “muito bem acolhidos”. Vão continuar a ajudar.

O incêndio que começou a 17 de junho em Pedrógão Grande provocou 64 mortos e mais de 200 feridos e só foi extinto uma semana depois.

Hoje, nos quartéis onde se encontravam familiares de vítimas mortais, foi guardado um “minuto de silêncio”.

Os primeiros donativos foram entregues no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera. Veja o vídeo da nossa transmissão em directo:

A segunda sessão de entrega de donativos realizou-se no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos. Veja o vídeo da nossa transmissão em directo:

O Quartel dos Bombeiros Voluntários acolheu a terceira entrega de donativos. Veja o vídeo da nossa transmissão em directo:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE