Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Emídio Guerreiro anuncia que Governo vai criar banco de ideias para ajudar jovens empreendedores

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-02-2014

131

PUBLICIDADE

O secretário de Estado do Desporto e Juventude disse hoje, em Coimbra, que o Governo irá investir anualmente cerca de dois milhões de euros num programa de empreendedorismo para jovens, que visa criar um banco de ideias de negócio.

A iniciativa quer “ajudar a capacitar os jovens, através de uma rede com muitos parceiros, em que se cria um banco de ideias que se podem ir pescar”, explicou o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, no Instituto Português do Desporto e Juventude de Coimbra, no âmbito de uma visita a associações juvenis do distrito, que decorre durante o dia de hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa arranca este ano com cerca de 1,3 milhões de euros, embora esteja previsto “um investimento de praticamente o dobro já para 2015”, avançou Emídio Guerreiro.

A iniciativa está integrada no programa Garantia Jovem.

PUBLICIDADE

“Sozinhos, não fazemos nada. Há que criar parcerias e colaborações”, frisou Emídio Guerreiro, referindo que associações juvenis e universidades irão participar nesta bolsa de ideias de negócio.

O secretário de Estado salientou também “o reforço de 14% no apoio às associações juvenis” para 2014, destacando o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Associativo, que vai receber o dobro do valor, situação idêntica em relação ao programa de voluntariado para associações juvenis.

Emídio Guerreiro falou ainda dos espaços públicos desportivos, referindo que o Governo procura reforçar e apostar na “transferência da gestão desses espaços para as câmaras municipais, federações desportivas e Fundação do Desporto”.

“O Estado tem que sair desta área”, explanou, querendo “delegar esses espaços para quem os consiga gerir melhor”.

Questionado sobre o que irá fazer se a Câmara de Coimbra apenas aceitar gerir os campos de ténis do Choupal se lhe for confiada todo o espaço da Mata, Emídio Guerreiro diz “que temos tempo”, que não quer colocar “qualquer tipo de pressão”, mas se a CMC não quiser ficar com os espaços, os campos de ténis podem passar para alçada da Federação Portuguesa de Ténis.

O secretário de Estado sublinhou que esta transferência de gestão “privilegia as câmaras municipais”, considerando que “nunca se pôs a possibilidade de concessão” de espaços públicos desportivos “a privados”.

O secretário de Estado irá visitar hoje diferentes associações juvenis do distrito de Coimbra, sendo este o 5.º distrito visitado no âmbito do “roteiro do associativismo”, em que se procura “promover e divulgar o associativismo jovem”.

“Os jovens são um elemento transformador da sociedade”, sendo as associações “importantes para o período difícil que o país atravessa”, disse.

Face a essa mesma importância, Emídio Guerreiro acredita que o Conselho Nacional da Juventude integre o Conselho Económico e Social até ao verão deste ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com