Região

Em Miranda do Corvo até as professoras vestiram a farda da GNR (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-06-2022

O dia foi do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra, mas quem fez a festa foram as crianças de Miranda do Corvo. Toda a manhã desta sexta-feira, junto à Casa das Artes, os militares fizeram uma demonstração de meios e até as professoras se equiparam a rigor e mudaram de profissão por momentos.

PUBLICIDADE

Sirenes a tocar, motos a acelerar e uma enorme algazarra da pequenada ouviam-se à distância. Os mais desprevenidos poderiam pensar que se tratava de algo de grave, mas afinal eram as crianças das escolas do concelho de Miranda do Corvo a experimentar os meios da GNR. De barco, a moto 4, de cavalos a cães, nada faltou!

Mas se a criançada se divertiu e aprendeu, os adultos não ficaram atrás. “Professora Paula! Professora Ana!” gritavam os alunos do Centro Educativo de Miranda do Corvo, em tom ritmado, entusiasmados ao verem as docentes usarem o equipamento da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS). Devidamente fardadas, as professoras usaram a mangueira para apagar um fogo de faz de conta. 

PUBLICIDADE

Apesar da brincadeira, a atividade serviu para que todos aprendessem à séria. “A experiência foi muito boa”, disse ao Notícias de Coimbra a professora Ana Martins, logo após vestir a pele de militar da GNR. “Aprender ao ar livre é sempre diferente. Está a ser muito dinâmico”, assegurou.

“Trata-se de uma pequena mostra de um pouco de tudo: os cavalos, a cinotecnia e a cadela de cinoterapia, o destacamento de intervenção, engenhos explosivos, unidade controlo de costeiro, trânsito, as motos, a parte ambiental … para mostrar às crianças o que fazemos, qual é a nossa missão”, afirmou o capitão Sandro Oliveira, do departamento de Relações Públicas da GNR de Coimbra. 

PUBLICIDADE

publicidade

“As crianças são aquele pequeno sininho que está sempre a tocar atrás dos pais: Pai, não te esqueças de por o cinto; Mãe, não fales ao telemóvel quando conduzes”, adiantou o responsável para quem estas iniciativas ajudam a formar cidadãos mais conscientes.

Apesar de terem ouvido todos os conselhos dos militares, o que mais captou a atenção dos mais novos foram “os cavalos e os cães”, garantiram entusiasmadas Eva Almeida, 9 anos, e Lara Santos, de 10. Já Maria Borges não se vai esquecer tão depressa do peso do colete balístico e a Esperança Caetano levará com ela a mensagem de que “sempre que precisar pode pedir ajuda às autoridades”.

A demonstração de meios da GNR durou toda a manhã e contou com as valências de proteção da natureza e ambiente, trânsito, intervenção, proteção e socorro e investigação criminal. A atividade marcou o arranque de três dias de festa do Comando de Coimbra que está a assinalar 13 anos de existência. Para este sábado ficou reservada a cerimónia militar com parada, na Praça José Falcão, também em Miranda do Corvo, às 11:00. Um dos momentos altos será, como explicou Sandro Oliveira, o desfile de um “batalhão vip composto por 15 crianças fardadas a rigor”. No domingo, dia 5 de junho, às 18:00, decorrerá um concerto solidário da Banda Sinfónica da GNR, no Convento São Francisco, em Coimbra, a favor da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo. 

Leia também:

Sabia que a “culpa” da vinda da GNR para Coimbra é dos estudantes da Universidade? – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Veja a fotogaleria:

GNR encantou crianças e adultos em Miranda do Corvo! Veja as imagens – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Veja os vídeos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE