Vamos

Elmano Sancho foi ao encontro das drag queens no TAGV

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-03-2022

O Dia Mundial do Teatro, este ano celebrado a um domingo, começa mais cedo no TAGV: às 15h30, com o lançamento de um livro com textos para teatro, e termina por volta das 20h00, no final do espetáculo de Elmano Sancho que dá vida a Cléopâtre, sob o olhar atento das drag queens-performers do espetáculo. 

PUBLICIDADE

Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho (19h00) apresenta-se como um jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos. Para dar vida ao seu alter ego feminino, Elmano Sancho foi ao encontro das drag queens, as damas da noite, flores que abrem ao anoitecer e exalam um perfume inebriante. Esta imersão no mundo do transformismo pretende dar corpo, voz e vida a esta menina desejada pelos pais mas que não chegou a nascer e explorar as fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite.

Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expetativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de Damas da Noite: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante do transformismo para erguer essa figura e descobrir, com a cumplicidade das drag queens Lexa BlacK e Filha da Mãe, o que Cléopâtre tem a dizer ao mundo.  

PUBLICIDADE

publicidade

Para que o Dia Mundial do Teatro seja acessível a todas/os, o TAGV criou um bilhete com um preço simbólico de 1 euro que pode ser adquirido em tagv.bol.pt ou na bilheteira do TAGV, à hora do espetáculo.

No programa do TAGV consta ainda a apresentação de um livro que reúne algumas das peças de teatro de Elmano Sancho; para a conversa e apresentação desta nova edição, juntam-se o próprio autor, Elmano Sancho,  e a investigadora e professora Eugénia Vasques, agora em Lisboa.

PUBLICIDADE

O livro I Can´t Breathe/Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho/A Última Estação, edição conjunta do Teatro Académico de Gil Vicente, Laboratório LIPA e Imprensa da Universidade de Coimbra. I Can´t Breathe (2015) poderia ser o título de um filme para adultos. O texto revela a incapacidade em respirar numa sociedade contemporânea que tende à uniformização e que insiste em revelar e acabar com os mistérios da vida e da alma humanas; No Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho (2019) surge da necessidade em dar vida a Cléopâtre, sob o olhar atento das dragqueens-performers do espetáculo. Juntos, os intérpretes dão nome, corpo e voz a uma pessoa-personagem que nunca existiu e que vem anunciar ao mundo uma (boa?) nova; no texto “A Última Estação” (2018), o autor parte da Paixão de Cristo e das Estações da Via Sacra para a construção do texto. Há aqui uma nova abordagem: a simbologia cristã como inspiração para a estrutura dramatúrgica e cénica.  

Esta edição em livro dos textos de Elmano Sancho faz parte da coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) que acolhe alguns dos textos para teatro associados às atividades desenvolvidas no TAGV/Laboratório LIPA. Com esta coleção a IUC pretende contribuir para a afirmação de novos autores e promover a escrita para teatro em Portugal. Os volumes editados em parceria com o TAGV/Laboratório LIPA encontram-se também para venda no Teatro Académico de Gil Vicente. Depois da apresentação no Café TAGV, o livro será também apresentado no Teatro Nacional D. Maria II no dia 9 de abr

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE