Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Elevador do Mercado volta a subir e a descer. Não andava desde maio! (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-01-2023

No dia 10 de janeiro de 2023, o Elevador do Mercado retomou o normal funcionamento, depois de ter estado desativado para reparação e manutenção desde maio de 2022.

PUBLICIDADE

Em outubro, Francisco Queirós, vereador da CDU, quis saber, na reunião do executivo , o que se passava com o elevador, que, como sabem os mais atentos, avariou dezenas de vezes desde que inaugurado em 2001, não se podendo contar com ele para subir ou descer entre a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (junto ao Mercado Municipal D. Pedro V) e a Rua Padre António Vieira, mas foi prometido que seria uma estrutura fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa e a Alta de Coimbra.

A vereadora Ana Bastos, responsável pelo pelouro dos Transportes, explicou que o elevador representa “um problema sério”, já que se encontra “obsoleto” e exige “peças específicas” que já não são fáceis de encontrar.

PUBLICIDADE

publicidade

“A única solução é substituí-lo” disse, adiantando que a Câmara Municipal está a “aguardar o lançamento do Portugal 2030 (PT2030)” para ver se, através desse programa, consegue “arranjar verbas para substituir aquele elevador e, provavelmente, num formato diferente”, sendo essa a opção que os “serviços técnicos estão a estudar atualmente”.

Agora, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) informam que, a partir de agora, o título de transporte “deve ser sempre validado junto do equipamento portátil do ascensorista”. O elevador, para além dos portadores do “Cartão Centro Histórica”, pode ser utilizado por todos os munícipes “mediante a validação de um título de transporte válido (pré-comprados, passes sociais constantes do tarifário em vigor à data ou bilhete de bordo adquirido na Loja SMTUC do Mercado)”.

PUBLICIDADE

Com o Cartão Centro Histórico os utentes podem viajar, gratuitamente, no elevador do Mercado Municipal, mediante a apresentação aos ascensoristas, do Passe Social Especial “Centro Histórico”, tendo como suporte o cartão Coimbra ConVIDA personalizado, a emitir pelos SMTUC, cujo custo é de seis euros, com carregamento gratuito e validade de 12 meses, contados a partir da data de carregamento do respetivo cartão de suporte.

Para a emissão e personalização do cartão de acesso, é necessário apresentar na Loja dos SMTUC (junto à base do elevador do Mercado), uma declaração da Junta de Freguesia atestando o recenseamento e a residência na zona de atribuição do Passe Social Especial “Centro Histórico”. O Passe Social Especial “Centro Histórico” permite, para além do acesso ao elevador, circular na Linha Azul. 

Para a obtenção do “Cartão Centro Histórico” consideram-se residentes e recenseados na Alta os munícipes das seguintes freguesias: Junta de Freguesia de Almedina, tendo como limites a Couraça de Lisboa, Rua da Estrela, Rua Fernandes Tomás, Rua de Sobre Ripas, Rua de São João, Rua de São Pedro e Rua da Alegria (até ao nº 99), Junta de Freguesia da Sé Nova, tendo como limite a Couraça dos Apóstolos. Inclui-se, também, a Rua Padre António Vieira desde a confluência da Couraça dos Apóstolos até ao edifício da Polícia Municipal (nº 10A inclusive) e à Junta de Freguesia de São Bartolomeu, mas apenas os residentes na Rua do Colégio Novo.

O elevador, que segundo a edilidade, constitui uma estrutura fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa e a Alta de Coimbra, apresenta um percurso misto composto por um elevador vertical nos primeiros 20 metros e por um elevador em plano inclinado até ao topo, aos 51 metros.

O elevador funciona de segunda-feira a sábado, das 07h30 às 21h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 21h00.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com