Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Elementos da Marinha feridos após abalroamento violento em operação de combate ao tráfico de droga

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-02-2023

Dois elementos da Polícia Marítima ficaram feridos depois de a embarcação em que seguiam ter sido abalroada com “violência” por outra embarcação, ao largo da costa algarvia, numa operação ao combate de tráfico de droga, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adianta que, durante a operação, foi detetada uma primeira embarcação de alta velocidade, com três tripulantes, suspeita de estar ligada ao tráfico de droga, tendo sido efetuada “com sucesso” uma abordagem à embarcação suspeita e detidos os três tripulantes.

Entretanto, foi detetada “uma segunda embarcação de alta velocidade que se encontrava a largar diversos fardos de estupefacientes para a água”, mas os tripulantes, ao aperceberem-se da presença das autoridades, abalroaram “propositadamente” uma das embarcações da Polícia Marítima.

“A embarcação abalroou com tal violência que passou por cima desta de um bordo ao outro, danificando a embarcação da Polícia Marítima, colocando em risco a vida dos agentes que, felizmente, escaparam com ferimentos”, refere, acrescentando que, mesmo com “dois elementos feridos e outros dois caídos na água”, a Polícia Marítima conseguiu reagir e dar o alerta.

Não tendo sucesso, os tripulantes da segunda embarcação fugiram e os elementos da Polícia Marítima foram resgatados e transportados, “estáveis e livres de perigo”, por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa para uma unidade hospitalar, conclui.

Os fardos de droga recolhidos na operação conjunta da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa serão posteriormente entregues à Polícia Judiciária, bem como os três homens detidos.

PUBLICIDADE

Segundo a Autoridade Marítima, nos últimos “dois meses tem-se assistido a um maior grau de violência nas reações dos traficantes”, sendo este o segundo caso envolvendo embarcações das autoridades registado no Algarve nas últimas duas semanas.

No final de janeiro, uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) ficou danificada durante uma perseguição a duas embarcações de alta velocidade, junto à ilha da Armona, em Olhão, no distrito de Faro.

Segundo as autoridades, apesar de não terem sofrido ferimentos, os militares da UCC tiveram de ser socorridos após a embarcação ter sofrido danos estruturais, não tendo, por isso, conseguido prosseguir com a operação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com