Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

EDP diz que mexeu na Senhora do Desterro para garantir eficiência dos caudais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-08-2018

A EDP Produção explicou hoje que interveio na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro,  no concelho de Seia, para garantir a eficiência dos caudais à entrada da central, numa resposta às críticas do município de Oliveira do Hospital.

A Câmara daquele concelho do interior do distrito de Coimbra responsabilizou esta tarde a EDP pelos constrangimentos que se estão a verificar ao nível do abastecimento de água da rede pública.

PUBLICIDADE

“Esta intervenção da EDP, feita sem qualquer aviso prévio, teve um impacto muito negativo na ETA que abastece três concelhos e tem-se registado um grande aumento da turvação na água bruta, condicionando, por isso, a capacidade de produção de água”, denunciou o presidente da Câmara, em comunicado.

Também em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP Produção disse que as “entidades competentes foram avisadas pela empresa, nomeadamente o ICNF, a APA e a Águas Vale do Tejo, no sentido de minimizar o potencial impacto dos trabalhos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A intervenção veio a revelar-se mais demorada do que o previsto, mas a EDP Produção está desde a primeira hora a fazer todos os esforços para restabelecer a normalidade da operação”, lê-se na nota.

Segundo o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, a situação obriga o município a socorrer-se de camiões cisternas dos bombeiros para tentar garantir o fornecimento de água potável à população.

PUBLICIDADE

José Carlos Alexandrino salienta que esta situação ocorreu “precisamente numa altura em que a região foi afetada por uma severa onda de calor, o que juntamente com o aumento da população, que habitualmente se regista por esta altura do ano, gera sempre elevados consumos de água”.

O autarca adianta que a empresa Águas do Vale do Tejo e o município estão a realizar “todos os esforços no sentido de minimizar os constrangimentos de abastecimento de água potável”, mas aconselha a população a que durante o verão – e especialmente nestes dias – efetue “um consumo moderado e responsável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com