Coimbra

EDP Distribuição atribui 25 mil euros para projetos de reflorestação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-07-2019

A EDP Distribuição vai apoiar a plantação de árvores dos concelhos mais fustigados pelos incêndios de 2017 e 2018, através do concurso ‘Preservar a Natureza’, no âmbito do Plano de Investimento Social. 

PUBLICIDADE

Até 15 de julho, os municípios dos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Leiria, Santarém e Faro podem submeter a respetiva candidatura a um montante máximo por projeto de 25 mil euros, através do preenchimento do formulário disponível no site da EDP Distribuição e do envio do calendário das ações para o email preservarnatureza@edpdistribuicao.pt. Esta verba permitirá a reflorestação de uma área semelhante a 25 campos de futebol.

PUBLICIDADE

publicidade

Cada autarquia terá ainda de assinar uma declaração de responsabilidade, através da qual se compromete a adquirir espécies autóctones, como é o caso dos pinheiros mansos, carvalhos, castanheiros ou azinheiras, para a ação de reflorestação e a respeitar as distâncias de segurança em relação às linhas elétricas e as faixas de gestão de combustível junto às linhas de Alta e Média Tensão, nos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais da Defesa da Floresta Contra Incêndios. 

A verba atribuída pela EDP Distribuição permitirá o financiamento da compra de espécies nativas, normalmente mais resistentes e resilientes, de forma a estimular a preservação da biodiversidade e do património natural, cabendo aos municípios a gestão dos restantes custos com a execução, preparação dos terrenos, reflorestação e monitorização dos projetos. A EDP Distribuição reserva-se ao direito de verificar e auditar a execução dos trabalhos.

PUBLICIDADE

As candidaturas serão avaliadas por um júri, no prazo máximo de um mês, de acordo com a dimensão da área ardida, o território florestal do município, o plano para a preservação da biodiversidade, o envolvimento da comunidade na plantação e manutenção das espécies. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE