Cidade

É melhor ver por onde pode andar na Alta de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-07-2019
 

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) informa que, no âmbito do arranque dos trabalhos da empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar, vão ocorrer condicionamentos de trânsito na Alta de Coimbra a partir de segunda-feira, 15 de julho.

PUBLICIDADE

Os trabalhos vão ser realizados em várias fases, de modo a minimizar o impacto nos acessos a habitações e serviços. Assim, numa primeira fase vão existir os seguintes condicionamentos:

– Corte de trânsito e estacionamento na Rua da Fonte Nova, continuando a ser permitida a entrada no Parque de Estacionamento superior do Mercado Municipal D. Pedro V;

PUBLICIDADE

publicidade

– Inversão do sentido de trânsito na Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), na Rua João Jacinto (Casa da Escrita) e na metade superior da Couraça dos Apóstolos que faz a ligação à Rua Padre António Vieira;

– Neste sentido, o acesso à Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), à Rua Corpo de Deus e à Rua e Travessa Martins de Carvalho continua a ser possível seguindo o trajeto: Av. Sá da Bandeira, Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos e Rua João Jacinto (ambas no sentido descendente, inverso ao habitual), podendo seguir para a Rua dos Coutinhos (em direção à Sé Velha) ou para a Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), também no sentido inverso ao habitual.

PUBLICIDADE

Destes condicionamentos resultam ainda alterações à Linha (azul) do Centro Histórico dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). A partir de 15 de julho passa a efetuar o percurso alternativo, a partir da Manutenção, pela Av. Sá da Bandeira, Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos e Rua João Jacinto (ambas no sentido inverso ao habitual), retomando o percurso normal a partir da Rua dos Coutinhos em direção ao Largo da Sé Velha.

Os acessos alternativos estão indicados no seguinte mapa:

Recorde-se que esta intervenção, que representa um investimento de 680 mil euros e está entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., visa dar continuidade ao plano estratégico da autarquia para melhorar a mobilidade pedonal e as infraestruturas do subsolo na zona histórica da cidade, num investimento global que já é previsivelmente superior a três milhões de euros.

Depois de já estarem concluídas as obras de requalificação das ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros) e do Largo de S. Salvador (212 mil euros); de aprovado, no passado mês de outubro, o projeto de execução para a valorização do emblemático Largo da Sé Velha (estimado em 690 mil euros); e de aprovado o lançamento do concurso público para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues (estimado em 745 mil euros); a autarquia avança agora com a empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros).

Estas intervenções pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, através da requalificação do espaço público. O projeto prevê, também, a remodelação das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de eletricidade e de telecomunicações. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE