Garraiada: Dux Veteranorum confirma que não alinha com a maioria dos Veteranos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-03-2018

Após “a decisão de uma maioria” do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra  o Dux Veteranorum, João Luís Jesus, anuncia realização de uma conferência de imprensa convocada para este dia 23 de março.

PUBLICIDADE

conselho de veteranos

“Considerando o resultado do referendo relativo à questão da Garraiada da Queima das Fitas, convocado pelo Conselho de Veteranos, a decisão tomada pelo mesmo órgão e os acontecimentos decorrentes deste processo, o Dux Veteranorum pretende demarcar a sua posição pessoal publicamente sobre este resultado inesperado”, anuncia João Luís Jesus.

PUBLICIDADE

O Dux Veteranorum confirma assim o que foi avançado em primeira mão por Notícias de Coimbra no final da reunião do Conselho de Veteranos:  João Luís Jesus votou a favor da decisão dos estudantes, isto é, contra a continuidade da garraiada.

garraida

PUBLICIDADE

publicidade

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu no dia 21 de março, em reunião, que a Garraiada permanece na Queima das Fitas de Coimbra, indo contra a decisão do referendo, onde 70,7% dos estudantes votaram pelo seu fim.

Notícias de Coimbra apurou que o resultado da votação que decorreu dessa noite foi de 14 veteranos contra a aceitação do que foi expresso em referendo e 11 veteranos pela aceitação do resultado do referendo, tendo os outros 2 presentes optado pela abstenção.

aacpreto768

Ontem, depois da AAC ter dito que na sequência da decisão do Conselho de Veteranos de manter a Garraiada da Queima das Fitas, “não admite, em circunstância alguma, qualquer desrespeito pela vontade democrática dos estudantes da Universidade de Coimbra”, NDC apurou que Carlos Travassos, o representante do Presidente da Direcção Geral Alexandre Amado no Conselho de Veteranos é um dos 14 estudantes  que desejam continuar com a Garraiada

No referendo promovido a 13 de março, com uma participação de 5.638 estudantes, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”.

Na altura, o secretário-geral da COQF referiu que, após o resultado, o Conselho de Veteranos, que é um dos órgãos tutelares da Queima das Fitas e que rege as atividades tradicionais, teria a “palavra final”.

Antes da reunião do Conselho de Veteranos, o Dux tinha explicado à agência Lusa que iria levar à reunião a proposta de acabar com a garraiada, tal como decidido em referendo, mas a maioria chumbou  a sua proposta.

Notícias de Coimbra está a tentar obter reações de Alexandre Amado e Carlos Travassos, tarefa que se revelou impossível até ao momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE