Duc é a mascote dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-04-2018

Os Jogos Europeus Universitários (EUG2018) dão hoje a conhecer a sua mascote oficial, um mocho que tem o nome de DUC.

PUBLICIDADE

A mascote foi criada pelo “Projeto de Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira aparição oficial da mascote do maior evento multidesportivo de sempre em Portugal terá lugar já esta semana em Aveiro, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

DUC, o mocho, é uma interpretação do símbolo da mitologia grega residente na Insígnia da Universidade de Coimbra, o “Mocho de Minerva”, que representa o conhecimento, a sabedoria, a perspicácia e a erudição, mantendo o diálogo com a Torre da Universidade quando vista do Estádio Universitário, adianta a organização.

PUBLICIDADE

O nome, DUC, é o acrónimo de Desporto Universitário em Coimbra, funcionando tanto para a língua portuguesa como inglesa, um dos motivos que orientou a escolha dado o evento decorrer em Portugal, mas ter como língua oficial o Inglês.

O nome foi criado pelo Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Amílcar Falcão, que tem o Desporto como uma das suas áreas de intervenção na UC, e resultou da análise a diversas propostas dos alunos do Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

A estreia pública do DUC vai ocorrer já esta quinta-feira, em Aveiro, durante as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorrem até final da próxima semana e onde algumas das modalidades fazem parte do programa desportivo dos EUG2018 pelo que irão determinar, nessas modalidades, que universidades lusas irão competir em Coimbra em Julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE