Coimbra

Doutores e caloiros agitam as ruas da “cidade dos estudantes” com praxe e tradição académica (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-10-2021

Hoje foi um dia marcante para muitos jovens que viram ser oficialmente iniciado o seu percurso académico na Universidade de Coimbra. As boas vindas aos caloiros foram dadas através da sessão de acolhimento “A Tua Porta para o Mundo” que se realizou no Auditório da Reitoria da UC, esta manhã. As ruas da cidade recebem estes novos estudantes, bem como os doutores com os seus cânticos, “FRA’s” e, é claro, a emblemática praxe. 

PUBLICIDADE

Quem garantiu sentir-se já acolhido pela cidade e pelos seus doutores foi Pedro Almeida, caloiro de Estudos Europeus, que viajou de Viseu até Coimbra “em parte pelas tradições académicas”, mas também pelo programa do curso, conforme explicou ao NDC.

 

PUBLICIDADE

Tal como milhares de estudantes, as restrições que foram sendo impostas pela pandemia desde o ano passado, afetaram a realização dos rituais “praxísticos”, situação que afetou igualmente Pedro, que mudou de curso, tendo estado a frequentar no ano letivo passado o de Arqueologia: “No ano passado entrei noutro curso, mas foi mesmo em plena pandemia, então acabámos por não experienciar a vida académica como deve ser”, lamentou o jovem.

Já Luís Vitorino teve que fazer as malas e rumar dos Açores ao continente, com destino a Coimbra para ser recebido pelos colegas no primeiro dia “do resto da sua vida”.

PUBLICIDADE

publicidade

Recém-chegado a Coimbra, Luís “aterrou” na cidade dos estudantes há apenas uma semana, e mostrou-se muito entusiasmado por esta nova fase e por viver intensamente os rituais da cidade, já que, como explicou ao NDC, nos Açores não se fala muito da tradição académica coimbrã, porque “o que acontece no continente fica no continente”, disse em tom de brincadeira.

Um dos momentos mais memoráveis nas tradições académicas é a realização da Queima das Fitas que, este ano, por força da pandemia vai decorrer entre os dias 22 e 29 de outubro.

A artista Nenny foi a primeira confirmada para esta edição, mas o nome Julinho KSD seguiu o da cantora e também ja foi anunciado pela organização.

A Queima das Fitas, que viu a sua realização ser atrasada para o mês de outubro, tem mais diferenças com as edições anteriores, nomeadamente a não circulação de dinheiro na festa, através do sistema de “pulseiras-multibanco”, como o NDC já havia noticiado.

Veja os vídeos NDC:

 

Leia também a notícia sobre a sessão de receção aos novos estudantes:

Universidade de Coimbra abre espaço Student Hub para apoiar os estudantes (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE