Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Dono da 365 nega ao tribunal de Leiria participação em acordo com Lexsegur

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-01-2018

O gerente da firma 365- Segurança Privada negou hoje, no início do julgamento no Tribunal de Leiria que envolve 22 arguidos, a sua participação no acordo que terá sido estabelecido entre esta empresa de segurança privada e a leiriense Lexsegur.

PUBLICIDADE

20180111_152918

Ex-autarca em Cantanhede e actual sócio-gerente da empresa 365, Manuel Santos disse hoje ao coletivo de juízes que quando assumiu a gerência da empresa, em julho de 2015, já “existia um acordo estabelecido entre a 365 e a Lexsegur”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo relatou, quando entrou na empresa, a “primeira preocupação foi aferir a parte financeira” e só depois de avaliar tudo e os extratos bancários se apercebeu das transferências que eram realizadas para os irmãos Paulo (o Bebé) e Jónatas Miguel, que pertenciam à Lexsegur.

“Nunca vi o acordo que foi estabelecido entre a 365 e a Lexsegur, tendo-me limitado a cumprir um contrato, porque sou um homem de palavra. Disseram-me que o contrato tinha sido estabelecido com os advogados das duas empresas, logo, para mim, é válido e tem de ser honrado”, salientou Manuel Santos.

PUBLICIDADE

Segundo contou, do acordo constava a divisão de lucros em 50% para a 365 e para os representantes da Lexsegur, os arguidos Paulo Miguel e Jónatas Miguel, e eram valores “pagos pelos serviços de colaboração que tinham na área da segurança privada”.

“Na parceria, não houve imposição, foi tudo uma negociação”, garantiu.

Manuel Santos acrescentou que “foi quando a Lexsegur perdeu alvará que a parceria foi criada e a 365 assumiu a responsabilidade das casas que eram do Paulo Miguel”, permitindo que este “continuasse a tratar de tudo”, nomeadamente “angariar clientes, pedir o pagamento, entregar faturas”.

“Em outubro de 2016, chamei o senhor Paulo Miguel para continuar a honrar o contrato e dar-lhe a ele mais responsabilidade. O acordo não chegou a ser assinado, porque se desenrolou esta ação que deu origem a este processo”, revelou.

O gerente da 365 afirmou ainda desconhecer o “modus operandi” que consta na acusação, onde é referido que “havia ameaças junto dos proprietários dos estabelecimentos para angariar clientes”.

“Não fazia a mínima ideia, até porque o senhor Paulo Miguel sempre foi muito cordial comigo”.

No final da sessão da manhã, o advogado do ex-autarca, Vítor Gaspar, admitiu que o seu cliente “colaborou de uma forma muito transparente com a Justiça” e “tentou demarcar-se da parceria com a Lexsegur em 2014 e que na acusação consubstancia a prática de vários crimes entre os quais a de associação criminosa”.

Recusando-se a falar, neste momento, sobre a acusação, Paulo Miguel (detido em conjunto com o irmão Jonatas) disse aos juízes que não reconhece os crimes de que está acusado.

“Não percebo como estou ligado a esta acusação. Podia ser ignorância minha, mas três advogados que contactei, ninguém me soube explicar e gostava de perceber para me poder defender.”

O Ministério Público de Leiria deduziu a acusação contra 21 pessoas e uma sociedade, imputando-lhes vários ilícitos criminais, entre os quais associação criminosa, de extorsão, coação, coação agravada, ofensa à integridade física qualificada, ameaça, ameaça agravada, exercício ilícito da atividade de segurança privada, detenção de arma proibida, violência doméstica e associação criminosa”.

Os Arguidos neste processo são Paulo  Miguel, Jonatas  Miguel, Ana  Gracio, Edgar Glória, João Barbeira, João Santos, Manuel dos Santos, Neemias  Teles, Nuno  Cordeiro, Ricardo  Casalinho, Ricardo Azenha Rui  Viola,Sara  dos Santos, Tania Dias, Vilson  Lima, Stéphanie  Vieira, José  Vitorino, 365 Segurança Privada, Ldª, Helder  das Neves, Jorge  Neves, Joel  da Cruz e Gonçalo Letra.

São defendidos por quase duas dezenas de advogados que ocupam 4 bancadas de uma das sala de audiências do Tribunal de Leiria.

Uma dúzia de interessados e curiosos assistem ao julgamento onde a esta hora (15:00) está a depor João Barbeira “JP”, um dos antigos coordenadores da 365.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com