Politécnico

Dois professores da ESAC no Grupo de Peritos sobre Incêndios Rurais

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2022

Joaquim Sande Silva e Pedro Bingre do Amaral, professores da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) fazem parte, a convite do Ministro da Administração Interna, do Grupo de Peritos em Incêndios Rurais que irá analisar a época de incêndios de 2022.

PUBLICIDADE

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a constituição deste painel de peritos, que reúne 30 personalidades provenientes de vários centros de investigação do país, resulta “da necessidade de analisar a particular severidade e complexidade de alguns incêndios deste ano, que exigiram um acionamento excecional de meios de resposta”.

O Grupo reuniu-se pela primeira vez no passado dia 21 de setembro, no MAI, com a presença de vários membros do Governo, incluindo o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e a Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Elvira Fortunato. Na reunião foi feita a apresentação dos membros do Grupo de Peritos, nomeado o Presidente e a Secretária e estabelecido um programa de trabalho.

PUBLICIDADE

O Grupo deverá apresentar a sua análise e conclusões sob a forma de relatório, tendo como base o trabalho da Subcomissão de Lições Aprendidas, subsidiária da Comissão Nacional para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, sob a égide da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). Neste momento estão a decorrer reuniões de trabalho para preparar o relatório, que deverá ser entregue ao Ministro da Administração Interna e ao Ministro do Ambiente e Ação Climática até 30 de novembro de 2022.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE