Eventos

Doidos por si

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-03-2014

Cerca de 400 especialistas portugueses, espanhóis, brasileiros, mexicanos e franceses vão abordar durante três dias, em Coimbra, as complexas relações entre doença mental e comportamentos aditivos, bem como as respostas assistenciais para a sua abordagem e tratamento.

PUBLICIDADE

A temática estará em debate no I Encontro Ibero-Brasileiro de Patologia Dual e Comportamentos Aditivos, que decorrerá no Hotel Tryp, de 6 a 8 de Março de 2014. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Patologia Dual (APPD), Sociedade Espanhola de Patologia Dual (SEPD) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), dirigida essencialmente a médicos psiquiatras, médicos de família, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas.

A presença, no mesmo doente, de doença mental e consumos de substâncias chama-se Patologia Dual e é neste momento uma séria preocupação de investigadores, médicos e outros técnicos em todo o mundo. Geralmente, são doentes muito jovens, com grande complexidade, com fraca adesão terapêutica, elevada morbilidade e inúmeros problemas físicos, mentais, sociais, laborais e judiciais.

PUBLICIDADE

publicidade

O comité executivo do Encontro Ibero-Brasileiro de Patologia Dual e Comportamentos Aditivos é constituído pela Dra. Célia Franco (presidente do congresso, presidente da Associação Portuguesa de Patologia Dual – APPD e coordenadora da Unidade de Patologia Dual do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), Dr. Néstor Szerman (presidente da Sociedade Espanhola de Patologia Dual e presidente da Seção de Patologia Dual da Organização Mundial de Psiquiatria) e Dr. António Geraldo (presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria).

Do programa constam três conferências, cinco simpósios, 12 mesas-redondas, cinco fóruns de debate, uma mesa de discussão de casos clínicos, 15 comunicações orais e 17 pósteres, Durante o Encontro serão apresentados dois livros.

PUBLICIDADE

Discutir-se-ão temas como o estigma na psiquiatria e nas dependências, diagnóstico, tratamento farmacológico, tratamento psicoterapêutico, intervenção de enfermagem, intervenção social, terapia ocupacional, psicose, sexualidade, e organização de serviços para atendimento e tratamento destes doentes.

Os organizadores esperam uma longa e rica jornada de trabalho, que tem início marcado as 9h00 de quinta-feira. A assembleia geral da APPD está marcada para as 18h00 deste mesmo dia.

O sítio do Congresso na internet encontra-se no  endereço:http://www.congressopatologiadual.com

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE