Região

Documentário “A Máscara de Cortiça” estreia em Góis

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-06-2020
A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, caracterizada pela Máscara de Cortiça acaba de ser um dos finalistas regionais das “7 Maravilhas” do programa da RTP – este ano a celebrar a Cultura Popular, uma candidatura do Município de Góis em parceria com a Junta de Freguesia de Góis e a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã. 
No próximo Sábado, 20 de Junho, pelas 21h, estreia, no Auditório da Casa da Cultura de Góis, o documentário realizado por Tiago Cerveira sobre este Património Imaterial, passado de geração em geração, através de testemunhos orais.

Em 2005, a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã promoveu um levantamento de tradições, lendas e estórias afetas às aldeias do Xisto do Concelho de Góis. Fruto dessa recolha, esta associação em parceria direta com a Câmara Municipal de Góis e a Junta de Freguesia de Góis conseguiram revitalizar em 2006 a iniciativa popular “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, recuperando o saber-fazer associado à construção das máscaras de cortiça, destacando, de modo fiel, as tradições associadas, desde a “vestimenta” dos foliões, às quadras jocosas, o tradicional baile, representação etnográfica, ateliês de máscaras, não descurando o momento do “poste do presunto” e a queima do “entrudo” realizados no Largo da Quintã, sendo a aldeia da Aigra Nova o centro nevrálgico de toda esta iniciativa.

PUBLICIDADE

O filme “A Máscara de Cortiça“ é uma iniciativa da Freguesia de Góis, produzida e realizada por Tiago Cerveira.

Após a exibição haverá lugar a uma conversa com o realizador e com as entidades envolvidas no projecto.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta curta documental que já está selecionada para vários festivais de cinema nacionais e internacionais, mostra-se pela primeira vez em Góis.

Conforme o Plano de Contingência da CCG – Auditório é obrigatória a utilização de máscara, sendo que o auditório apresenta uma lotação limitada a 100 pessoas. A entrada é gratuita mas de reserva obrigatória através do Posto de Turismo Municipal (Tlf. 235 770 113). 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE