Cidade

Doces de Coimbra concorrem às 7 Maravilhas de Portugal com o apoio da Câmara

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-03-2019

Pasteis de Santa Clara, Arroz Doce de Coimbra, Pudim das Clarissas, Arrufada de Coimbra, Talhada de Príncipe, Manjar Branco e Rosa da Rainha são candidatos à eleição como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. 

PUBLICIDADE

A candidatura envolve a Câmara Municipal de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e a Associação de Doceiros de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na reunião desta segunda-feira do executivo municipal de Coimbra, Carina Gomes, Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra, informou que “a candidatura se justifica porque a gastronomia é cada vez mais um elemento distintivo na procura de fluxos turísticos”.

A  vereadora frisou que o o envolvimento da autarquia faz todo o sentido porque em 2021 Coimbra será Região Europeia da Gastronomia.

PUBLICIDADE

A proposta foi ratificada por unanimidade pelos 11 eleitos do executivo municipal de Coimbra.

As categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. A grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.

A oitava edição das 7 Maravilhas em Portugal volta a reinventar-se e este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos meses de julho e agosto.

Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces candidatos, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Esta é a primeira vez que a autarquia de Coimbra participa nas 7 Maravilhas que já elegeu 7 Maravilhas de Portugal (Património Histórico), em 2007;7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (Património Histórico), em 2009;7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010;
7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011,7 Maravilhas – Praias de Portugal, em 2012,7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, em 2017 e 7 Maravilhas à Mesa, em 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE