Coimbra

Docente da ESEC reeleita para a Associação Europeia para a Educação de Adultos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-07-2021

Dina Soeiro, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e uma das responsáveis pelo Projeto “Letras Prá Vida” foi reeleita para a Direção da European Association for the Education of Adults – EAEA no decorrer da Assembleia Geral realizada online a 22 de junho.

PUBLICIDADE

A Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA), uma Organização não governamental europeia constituída por 124 organizações de 43 países, representa mais de 60 milhões de estudantes em toda a Europa e tem como objetivo unir e representar organizações europeias diretamente envolvidas na educação de adultos.

Fundada em 1953, a EAEA promove a educação de adultos, o acesso e a participação na educação não formal de adultos para todos, especialmente para grupos atualmente sub-representados.

PUBLICIDADE

Dina Soeiro entende que esta é “uma oportunidade para contribuir, a nível europeu e nacional, para a visibilidade da importância da educação das pessoas mais velhas, a valorização da educação não formal e da educação de adultos como um direito e bem público, com objetivos que vão muito além da qualificação e emprego, como a cidadania ativa, a saúde e bem-estar, e a felicidade”.

A EAEA desenvolve um trabalho de advocacia política pela educação de adultos integrada na educação e aprendizagem ao longo da vida, a nível Europeu, desenvolve práticas através de projetos, publicações e formação, disponibiliza informação e vários serviços aos membros, para além de promover a cooperação internacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre a comparação entre a Educação de Adultos em Portugal com os restantes países da Europa, a docente afirma que, entre outros problemas, “em Portugal, o analfabetismo não é problema do passado, que esteja resolvido. Reconhecendo este desafio, em 2018, o Governo Português teve uma importante iniciativa: solicitou o apoio da Comissão Europeia, designadamente, do Serviço de Apoio à Reforma Estrutural para criar o Plano Nacional de Literacia de Adultos”. Mas acrescenta que ainda há muito caminho a percorrer em Portugal, e na Europa, para que a Educação de Adultos seja valorizada.

A docente da ESEC integra a direção da EAEA desde 2019  e foi reeleita a 22 de junho de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE