Vamos

Doçaria Conventual e Música “para valorizar” o Mosteiro de Lorvão (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-09-2022

O Mosteiro de Lorvão, em Penacova, acolhe, no mês de outubro, a 1ª edição da Bienal Internacional de Música e a Mostra Nacional de Doçaria Conventual, numa organização da Câmara Municipal que pretende “valorizar e dar visibilidade ao monumento nacional com  um espólio riquíssimo”, como sustenta o presidente da Autarquia, Álvaro Coimbra.

PUBLICIDADE

A  Bienal Internacional de Música vai decorrer de 01 a 30 de outubro, tendo como um dos principais protagonistas o órgão de tubos de dupla face deste monumento.

O primeiro concerto irá ocorrer no dia 01 de outubro, às 21:30 e estará a cargo do artista italiano Silvano Rodi. No dia 22, haverá novo concerto no órgão, dessa feita pelo organista titular da Basílica da Estrela, em Lisboa, Sérgio Silva.

PUBLICIDADE

O evento conta ainda com um Encontro Internacional de Coros no dia 15, que tem como anfitrião o coro de Penacova Coral Divo Canto, e atuações de alunos dos conservatórios de música de Coimbra e de Aveiro e da Escola de Artes de Penacova.

O ciclo termina com um concerto da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto à 1ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual, que irá realizar-se nos dias 15 e 16 de outubro, conta com a presença de duas dezenas de doceiros de Norte a Sul do país.

Junta-se ainda o ciclo de workshops, com cinco palestras sobre as temáticas do órgão de tubos do Mosteiro de Lorvão, os palitos de Lorvão, bem como a cultura, património e doçaria conventual.

As iniciativas foram apresentadas, esta terça-feira, em conferência de imprensa, no Mosteiro de Lorvão.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE