Cidade

Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-12-2018

Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Tecnologia, e Johann-Dietrich Woerner, Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia (ESA), vão estar no evento de celebração do 4.º aniversário da incubadora espacial portuguesa, que é coordenada pelo Instituto Pedro Nunes.

PUBLICIDADE

 

O Instituto Pedro Nunes  assinala o 4.º aniversário da incubadora espacial portuguesa – ESA BIC Portugal, a realizar-se nos dias 20 e 21 de dezembro, nas suas instalações.

PUBLICIDADE

publicidade

É uma iniciativa organizada em colaboração com a Ciência Viva e o Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e aberta a todos os interessados.

No dia 20, quinta-feira, a partir das 15 horas, vão ser apresentadas seis novas startups incubadas na ESA BIC Portugal e é inaugurada uma exposição onde, durante os dois dias, se poderão conhecer produtos e protótipos funcionais com aplicação terrestre desenvolvidos com tecnologia espacial.

PUBLICIDADE

A programação do segundo dia, 21, sexta-feira, começa pelas 9 horas com as intervenções de Teresa Mendes, Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores.

Durante a manhã, tem destaque o tema da plataforma de lançamento de satélites nos Açores – Atlantic International Satellite Launch Programme, numa sessão conduzida por Luís Santos, coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço.

Manuel Heitor vai discursar pelas 10h30, seguindo-se uma intervenção de Johann-Dietrich Woerner, Diretor-Geral da ESA, sobre as novas oportunidades no Espaço 4.0.

O projeto Space Rider, que deverá aterrar nos Açores, vai ser outro tema marcante. Pelas suas condições de microgravidade, este projeto pode trazer muitas oportunidades de investigação nas áreas da saúde e farmacêutica como, por exemplo, testar como o sangue circula em microgravidade.

O evento termina com painel dedicado à análise de futuros mercados terrestres potenciados por dados de Observação da Terra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE