Direção-Geral das Artes vai apoiar projetos de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-08-2017

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 15 projetos, num montante global de 450 mil euros, no âmbito do programa de apoios pontuais para 2017 no domínio da programação, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

montemor

Os resultados finais do Programa de Apoio Direto para Projetos Pontuais no domínio da Programação foram publicados na sexta-feira e divulgados hoje no ‘site’ da DGArtes: dos 15 projetos artísticos selecionados, cinco serão financiados em 20 mil euros, outro cinco em 30 mil euros e os restantes cinco em 40 mil euros.

PUBLICIDADE

Com 20 mil euros serão financiados a 25.ª Quinzena de Dança de Almada (da Companhia de Dança de Almada), o XII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Síntese-Grupo de Música Contemporânea), o XI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando (Sociedade Filarmónica Guladim Pais), o Spectrum (Hélice Fotógrafos que Usam Fotografia) e o Encontrarte Amares 2017 (CDRC Amarense).

Para receber o financiamento de 30 mil euros, foram selecionados o Jardins Efémeros (Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento), o Verão Clássico 2017 (DSCH – Associação Musical), a Boca – Biennial of Contemporary Arts (Boca Associação Cultural), o Festival Y#13 – Festival de Artes Performativas 2017 (Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã) e o Festival AR – Festival de Artes Performativas para Crianças e Jovens na Região de Coimbra (O Teatrão).

PUBLICIDADE

publicidade

Com 40 mil euros serão financiados o Circular Porta-Jazz (Associação Porta-Jazz), a Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro (Fundação Bienal de Artes de Cerveira), o Festival de Teatro de Viana do Castelo (Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana), o Festival Zona Não Vigiada (Associação Cultural Zona Não Vigiada) e o CITEMOR – 39.º Festival de Montemor-o-Velho (CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho).

Os resultados hoje divulgados são referentes ao concurso aberto em abril, “no seguimento do qual foram apreciadas 93 propostas”.

“Face ao mesmo programa aberto em 2016, esta linha de financiamento teve em 2017 um acréscimo de 180 mil euros, o que possibilitou apoiar mais quatro projetos artísticos com concretização entre maio 2017 e setembro 2018”, refere a DGArtes.

Os projetos selecionados “consubstanciam prioridades estratégicas, definidas pela DGArtes, como a organização de festivais, mostras, ciclos ou outros eventos equiparados, que visem a descentralização da programação de artistas portugueses ou residentes em Portugal e a dinamização da oferta cultural em todo o território de Portugal continental”.

Dos 15 projetos apoiados, um é da região do Alentejo, cinco da região de Lisboa e Vale do Tejo, outros cinco da região Centro e os quatro restantes da região Norte.

No que diz respeitos às áreas, seis são de Cruzamentos Disciplinares, cinco de Música, um de Artes Plásticas, outro de Fotografia e um outro de Teatro.

A DGArtes refere que é “prioridade estratégica deste programa de apoio a articulação com as áreas setoriais da educação e da cidadania e igualdade integrando valências educativas, inclusivas e de formação de públicos para as artes junto da comunidade local, preferencialmente em articulação com instituições sociais ou de ensino”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE