Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Dino D’Santiago atua hoje na Queima das Fitas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-05-2019

 Dino D’Santiago é a principal atração desta noite de festa na Praça da Canção, em Coimbra.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

Dino D’Santiago cresceu em Quarteira numa casa amante de música e os seus pais caboverdianos pertenciam ao coro musical da igreja.

A sua ligação à música confunde-se com a sua incursão nela como atividade regular no seu quotidiano, no universo alargado de alguma música popular que se faz no país de onde é oriunda a sua família, dentro de domínios como as mornas, coladeiras, funanás, e práticas mais reconhecidas como de batuque, de violon, entre outras e o universo musical que o espaço social ou religioso que frequentava lhe proporcionou.

PUBLICIDADE

Começou por dar nas vistas em 2003 quando foi finalista do concurso televisivo “Operação Triunfo” da RTP1, envolvendo-se de seguida na música urbana globalizada, fazendo parte de várias aventuras com o soul, R&B ou hip-hop lá dentro (Dino & The SoulMotion, Expensive Soul ou Nu Soul Family).

Hoje é uma referência no mundo da música nacional. Dino D’Santiago dedicou o seu talento na união dos tradicionais Morna, Batuku e Funaná com o contemporâneo R&B e música eletrónica, progressivamente. O seu primeiro fonograma, “Eu e os Meus” é lançado em 2008.

Editou em 2015 os trabalhos “Quarentena” e “Kanta Cabo Verde” e, em 2018, o álbum “Mundu Nôbu”. “Nôs Funaná” (Sony Music Portugal, 2018) é o primeiro single deste novo álbum.

Na primeira edição dos Prémios Play, que celebram a música portuguesa e que decorreu no Coliseu de Lisboa no dia 9 de abril de 2019, Dino D’Santiago foi o rei da noite a conquistar três prémios, distinguido nas categorias de Melhor Artista Solo, Melhor Álbum e Crítica, com o álbum “Mundu Nôbu”.

 

Dj Ride e Stereossaro são os outros artistas que vão actuar hoje no Palco Forum Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com