Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Diabo a Sete no Teatro da Cerca

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-07-2016

Os Diabo a Sete fazem no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a pré-apresentação do seu próximo trabalho discográfico, “Figura de Gente”.

PUBLICIDADE

diabo a sete

Num ano marcado por muita música (já por ali passaram, desde Janeiro, o Taleguinho, os Quatro e Meia, as Segue-me à Capela, os a Jigsaw, Mila Dores, Catarina e os Mouros e os Macadame), o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe esta semana o concerto de pré-apresentação do novo disco dos Diabo a Sete, “Figura de Gente”.
Formado em Coimbra em 2003, o grupo já actuou em vários palcos nacionais e internacionais, tocando em festivais como o MED (Loulé), o Intercéltico (Sendim), o Bons Sons (Cem Soldos) e o Festival Músicas do Mundo de Sines. O seu reportório assenta em temas originais e outros inspirados na música tradicional portuguesa, abordados de uma forma contemporânea, “sem preconceitos puristas”.

PUBLICIDADE

publicidade

O concerto é no Sábado, dia 9 de Julho, e promete encher a sala programada pel’A Escola da Noite.

“Figura de Gente é o terceiro trabalho discográfico da formação, depois de “Parainfernália” (2007) e de “Tarara” (2011), que contou com a participação de vários músicos convidados, entre os quais Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa). Faz parte de “Tarara” o tema “Paraíso Fiscal”, um dos maiores sucessos do grupo, que passa até hoje nas rádios nacionais.

PUBLICIDADE

Neste novo trabalho, aprofundam a tarefa de pegar em ritmos, sons e instrumentos associados à tradição e de lhe dar letras, roupagens e desenhos melódicos actuais.

Sanfona, concertina, gaita-de-foles, bandolim, bateria e baixo eléctrico continuam a assegurar o originalidade do som dos Diabo a Sete. Em declarações recentes à Agência Lusa, o baterista do grupo, Miguel Cardina, afirma que as músicas do grupo espelham “um modo de estar no mundo”, assumindo a música como um momento de festa e de alegria, mas também como “um veículo de comunicação”: “temos letras que falam do quotidiano, outras de questões políticas e sociais e outras que remetem para uma dimensão festiva que procuramos transmitir”. “Procuramos sempre – reforça Cardina – falar da sociedade a partir da festa”.

O grupo é constituído por Celso Bento (flautas e gaita-de-foles), Eduardo Murta (baixo eléctrico), Hugo Natal da Luz (percussões), Luísa Correia (guitarra), Miguel Cardina (bateria e percussões), Pedro Damasceno (bandolim, cavaquinho, concertina e flautas) e Sara Vidal (voz, pandeireta e harpa).

A Escola da Noite aconselha vivamente a compra ou a reserva antecipada de bilhetes, pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com