Dia Mundial do Cancro: “Nós podemos. Eu posso.”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-01-2018

O Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro que pretende ter a dimensão de um evento global que una a população em torno da luta contra o cancro.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

Como é habitual, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) associa-se à comemoração desta data através de ações de sensibilização e de educação para a saúde.

PUBLICIDADE

“Nós podemos. Eu posso.” é o tema da campanha iniciada em 2016 e que termina este ano, na qual, de uma maneira positiva e inspiradora, se estimula as pessoas a agirem de forma a que suas atitudes tenham um impacto real.

Nos átrios principais de todos os hospitais distritais da Região Centro, os voluntários da LPCC vão apelar ao envolvimento de doentes e acompanhantes e convidá-los a refletir e a agir. O resultado é afixado num placard onde as várias mensagens são acrescentadas em torno do slogan “Nós podemos. Eu posso.”

PUBLICIDADE

publicidade

A esta atividade junta-se o reforço de informação disponibilizada sobre cancro e o próprio LPCC.NRC, com o objetivo de consciencializar «o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade».

Na Região Centro, a campanha é concretizada com a colaboração das voluntárias do Movimento Vencer e Viver (representado em seis localidades) que vão estar presentes em diversos hospitais (CHUC; Hospital Amato Lusitano, Castelo Branco; Unidade Local de Saúde da Guarda; Centro Hospitalar Cova da Beira, Covilhã; Hospital Santo André, Leiria, e Hospital São Teotónio, Viseu) a desafiar com o “Nós podemos. Eu posso.”

Em Coimbra, as atividades realizadas decorrem num calendário alargado nos hospitais onde existe o voluntariado hospitalar do NRC.LPCC, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), onde a campanha acontece durante toda a semana, e no Edifício de S. Jerónimo, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde o desafio “Nós podemos. Eu posso.” decorre na semana seguinte, de 5 a 9 de fevereiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE