Coimbra

Dia Mundial da Música celebrado na Biblioteca Municipal de Coimbra com várias iniciativas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

A Biblioteca Municipal de Coimbra comemora o Dia Mundial da Música, celebrado a 01 de outubro, com várias iniciativas concentradas no equipamento municipal. Contos com música, Fado, a disponibilização de discos de vinil para audição e uma mostra de capas de discos de vinil dedicada aos The Rolling Stones fazem parte do programa que a CM de Coimbra preparou para assinalar a efeméride.

PUBLICIDADE

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, no próximo sábado, 01 de outubro, a Biblioteca Municipal de Coimbra preenche a sua programação com iniciativas dedicadas a esta linguagem universal.

No sábado, às 11:30, a hora do conto apresenta “Contos Com Música”, reforçando a ideia, de que esta expressão artística é capaz de despertar emoções e sensações únicas junto do público infantojuvenil. A iniciativa dirige-se a crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas por um adulto. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Infantil, através do telefone n.º 239702630 ou via e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

PUBLICIDADE

publicidade

No período da tarde, às 17:00, a sala de empréstimo da Biblioteca acolhe uma apresentação do grupo “Iterum” – grupo cooperante da Orquestra de Sopros de Coimbra, criado por Guilherme Catela (guitarra portuguesa) e Diogo Alves (guitarra clássica), quando estudantes da Universidade de Coimbra, “com o objetivo de estudar e aprofundar o seu conhecimento sobre a canção de matriz coimbrã”, refere a autarquia. Acrescenta também que se espera, assim, “a interpretação de fados, guitarradas e baladas, revisitando-se alguns temas que, com o passar dos anos, foram caindo no esquecimento. Este duo, de cariz eminentemente instrumental, pretende ser inovador, criativo e pautar o seu trabalho pela qualidade musical, contando já com diversos temas e arranjos originais aos quais se junta, por vezes, a voz de um cantor”.

O vinil vai ser, também, o centro das atenções de melómanos que pretendam, nos dias 1, 3, 4, 6 e 7 de outubro, ouvir melodias em formato de disco de vinil. O “Regresso ao Vinil”, um serviço de audição de discos de vinil e de caráter regular (às quartas-feiras, na segunda e quarta semana de cada mês) disponibiliza o fundo documental e fonográfico de milhares de discos de vinil, dos mais variados géneros musicais, a todos os munícipes e leitores da Biblioteca Municipal, no Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra, das 14:00 às 17:00. Os interessados devem proceder a uma marcação prévia, através do e-mail biblioteca.servicodeaudiovisuais@cm-coimbra.pt ou via telefone n.º 239702630.

PUBLICIDADE

No dia em que a música é celebrada em todo o mundo, vai estar patente ao público uma nova mostra discográfica de capas de discos de vinil. Desta vez, dedicada aos “The Rolling Stones”, por ocasião do 60.º Aniversário da banda, a exposição pode ser visitada até ao dia 29 de dezembro, no acesso ao serviço de Audiovisuais. A iniciativa contempla álbuns discográficos representativos da carreira musical da banda liderada por Mick Jagger. Os Rolling Stones são um dos grupos musicais de maior sucesso da história da música e uma das mais influentes bandas de rock de sempre. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 19:30 e ao sábado das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE