Coimbra

Dia Internacional das Pessoas com Incapacidade assinalado na Lousã

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-12-2016

Na Lousã, o Dia Internacional das Pessoas com Incapacidade, dia 3 de dezembro, é assinalado com a realização de diversas iniciativas.

PUBLICIDADE

unnamed-7

Assim, no dia 3 de dezembro, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, efetuou uma visita à ARCIL, uma instituição de referência do Concelho que celebra este ano 40 anos de atividade.

PUBLICIDADE

publicidade

O governante pôde, na visita realizada a diversas valências, reforçar o conhecimento e verificar a forma dedicada e competente, como esta Instituição trabalha.

Neste dia, teve também lugar a tomada de posse do Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, João Henriques, e da equipa técnica escolhida pelo mesmo.

PUBLICIDADE

Também no dia 3, foi assinado o contrato que irá concretizar a edição do livro “Sem amarras”, que irá retratar a vida de Rafael Ramos.

A Gala dos 40 anos da ARCIL, encerrou este dia com momentos de imensa qualidade, onde a inclusão plena e a participação efetiva das pessoas com incapacidade abrilhantou e assinalou com chave de ouro estas comemorações.

Refira-se que as comemorações se iniciaram anteriormente, nomeadamente no dia 30 de novembro, quando teve lugar a atuação do grupo musical “Irmãos do Blues” e Encenação de “O Tacho de Lorenzo” com o Teatro do Oprimido do Centro de Ocupação Juvenil da Escola Secundária da Lousã, Cáritas Diocesana de Coimbra, numa organização da ARCIL e da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, que será repetida nos dias 9 e 16 de dezembro, na EB N.º 1.

De 30 de novembro a 14 de dezembro, em todas as Escolas do 1.º CEB, está a ser abordada a diferença, com animação do livro “O Cuquedo” no âmbito do Projeto de Promoção da Leitura “O prazer de ler”, numa organização da Câmara Municipal e Rede de Bibliotecas da Lousã.

No dia 2 de dezembro, o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, João Henriques, visitou a Escola Profissional da Lousã, sensibilizando os alunos para as questões da deficiência.

O Presidente da Câmara, Luís Antunes, “destacou a importância de todas as iniciativas realizadas e que as mesmas vão de encontro à estratégia definida de afirmar a Lousã como um Concelho onde existe uma saudável indiferença à diferença.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE