Desporto

Dia do Estudante em Coimbra marcado por alertas à nova Reitoria da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-03-2019
 
 
A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou, durante o dia de ontem, a campanha “Querido, Muda a UC!”, enquadrada na semana da comemoração do Dia do Estudante, habitualmente celebrado no dia 24 de Março.
 
Foi iniciada esta semana uma acção de sensibilização da Academia para as principais falhas identificadas na Universidade de Coimbra (UC) pela AAC, focadas essencialmente na qualidade e quantidade de diversas áreas da Acção Social Escolar e com maior impacto no dia-a-dia estudantil: cantinas, residências e salas de estudo.
 
Daniel Azenha, Presidente da AAC, considera ser esta “uma excelente oportunidade para alertar a nova equipa reitoral da UC da necessidade de se encontrar resolução para um conjunto de problemas do passado.”
 
Começando no dia de ontem com a difusão nas redes sociais da campanha “Querido, Muda a UC!”, inspirada no programa televisivo “Querido, Mudei a Casa!”, a Direcção-Geral da AAC organizou no dia de hoje uma acção nas recém-inauguradas Cantinas Amarelas, reivindicando a inclusão do prato social na oferta alimentar desta infraestrutura.
 
No período de pausa lectiva para almoço, os estudantes dirigiram-se ao Complexo das Cantinas Azuis (junto das Escadas Monumentais), adquiriram o prato social e dirigiram-se com a respectiva refeição para as Cantinas Amarelas, almoçando e colocando sinalética, criando uma zona de refeição social.
 
“Esta forma de protesto é uma sinalização da insatisfação da comunidade estudantil por a UC ter reaberto as Cantinas Amarelas sem refeição social no último dia do mandato do Reitor João Gabriel Silva, após 6 anos de encerramento, sem nunca ter existido qualquer tipo de indicação no sentido da extinção desta oferta. O propósito do serviço prestado é incompleto e insuficiente enquanto não existir alimentação saudável e acessível a todos os estudantes”, conclui Daniel Azenha.
 
No seguimento da iniciativa, a AAC encontra-se em diálogo com a Reitoria da Universidade de Coimbra para encontrarem uma solução para as míticas Cantinas Amarelas.
 
Pretende a AAC igualmente aproveitar a efeméride desta semana para apresentar ainda a sua visão em relação às carências das residências universitárias e das salas de estudo, divulgando amanhã nas redes sociais as principais conclusões e recomendações de um roteiro efectuado nas últimas semanas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE