Coimbra

Dia de luto nacional

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-05-2018

O Conselho de Ministros aprovou o decreto que declara luto nacional hoje, dia 22 de maio, pelo falecimento de António Duarte Arnaut, uma figura de proa da República Portuguesa.

PUBLICIDADE

Antifascista e democrata convicto, cedo se juntou à resistência contra o Estado Novo, não hesitando em opor-se-lhe, uma e outra vez, por palavras e ações.

PUBLICIDADE

Depois da Revolução de 1974, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, e nomeado Ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional. Nessa qualidade, viria a impulsionar aquela que foi, indubitavelmente, uma das grandes conquistas do Portugal democrático: a criação de um Serviço Nacional de Saúde universal, geral e tendencialmente gratuito, que assegura a todos os cidadãos o direito fundamental à proteção da saúde.

Regressado ao exercício da advocacia, seu ofício de sempre, manteve uma postura cívica sem par, batendo-se incondicionalmente, até ao final da sua vida, pela «construção de uma sociedade livre, justa e solidária».

PUBLICIDADE

publicidade

O decreto foi aprovado fazendo uso da faculdade de deliberação eletrónica, prevista nos termos do Regimento do Conselho de Ministros.​

O corpo de António Arnaut, que hoje ontem em Coimbra aos 82 anos, estar em câmara ardente na antiga igreja do Convento de S. Francisco, nesta cidade.

Hoje, terça-feira, o corpo sairá às 16:30 da antiga igreja do Convento S. Francisco, em Coimbra, para o crematório da Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE