Dia da Faculdade de Medicina tem como tema central a simulação médica

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-10-2017

Na próxima quarta-feira, 18 de outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) assinala o seu “Dia”.

PUBLICIDADE

SubUnidade3_FMUC

As celebrações vão ter lugar no auditório da subunidade 3, no Polo das Ciências da Saúde (Polo III da UC), e iniciam-se às 9:00, com a intervenção do Diretor da Faculdade, Duarte Nuno Vieira.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão solene do Dia da FMUC, presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, realiza-se às 11:30. A cerimónia inclui a entrega do “Prémio Caixa Geral de Depósitos” aos melhores alunos dos Mestrados Integrados em Medicina e em Medicina Dentária, no ano letivo de
2015 / 2016, e uma homenagem aos professores jubilados e aposentados em 2016/17.

Este ano, o Dia da Faculdade de Medicina da UC tem como tema central a simulação médica, «uma ferramenta pedagógica fundamental para que no pré-graduado os alunos do  Mestrado Integrado em Medicina (MIM) possam adquirir um conjunto de competências (gestos e atitudes) fundamentais ao exercício da prática médica», explica Paulo Martins, docente e coordenador do programa científico deste Dia da FMUC.

PUBLICIDADE

«Permite fazê-lo em ambiente seguro através de práticas repetidas que envolvem debate e correção de erros, estimula o raciocínio clínico com base em casos clínicos estruturados com objetivos claros previamente definidos e, por fim, permite ter contacto com patologias diferenciadas ou outras menos frequentes nem sempre passíveis  ter presente na prática diária dos hospitais», realça.

Paulo Martins, que defende a elaboração de um Plano de Simulação Médica Nacional, sublinha ainda que «os estudos têm demonstrado o benefício do uso da simulação na aprendizagem do raciocínio clínico e na retenção da informação longo tempo após a sua aquisição. Pensamos por isso ser crucial a sua integração pedagógica no ensino das escolas médicas, permitindo aumentar a qualidade dos futuros clínicos formados nas diversas escolas».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE