Cidade

“Hotelaria de Coimbra praticamente esgotada na Noite de Fim de Ano”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-12-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) afirma que a cidade  é já uma referência entre os melhores destinos para a passagem de ano, com uma procura excecional nesta data.

PUBLICIDADE

coimbra

Citando informação que terá sido recolhida pela recolhida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a CMC divulga que “as taxas de ocupação hoteleira para a noite de 31 de Dezembro rondam os 100%. No que ao alojamento local diz respeito, as perspetivas são também animadoras, com boa parte destas unidades a registarem 100%. Ao nível da restauração, o feedback também não podia ser melhor. Na Baixa de Coimbra há vários restaurantes disponíveis, sendo que muitos deles já estão com lotação esgotada para o serviço de jantar dessa noite”.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem tudo a postos para o evento de passagem de ano, numa grande operação – que condiera a maior de sempre, desde o início do projeto, em 2013 –, que envolve uma equipa alargada de meios, quer da área da animação e produção, quer ao nível de proteção civil, segurança e ambiente.

Em comunicado enviado a NDC a CMC adianta que o Fim de Ano passou a ser uma data de referência para a cidade, um evento âncora no calendário das grandes produções culturais e de animação, revelando uma elevada capacidade de atração de público, de mobilização dos agentes turísticos e de aumento da competitividade, comprovada pela enorme procura de Coimbra enquanto destino para a passagem de ano, como comprova o facto de as unidades hoteleiras estarem, nesta altura, praticamente com lotação esgotada.

PUBLICIDADE

As expetativas para o Fim de Ano em Coimbra são as melhores, numa festa que durará mais de seis horas. São quatro palcos (mais um este ano), espetáculos a decorrer em simultâneo, com música para todas as idades e gostos, fazendo do centro histórico um amplo espaço de celebração e colocando a cidade no roteiro das principais festas de passagem de ano a nível nacional.

São esperados largos milhares de pessoas – à semelhança dos anos anteriores – tanto mais que as previsões meteorológicas também dão mostras de querer ajudar, com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a avançar com tempo seco para esta noite.

Seis horas e meia de um espetáculo único e memorável no coração da cidade é o que se pode esperar da noite de Fim de Ano em Coimbra.

A festa faz-se em quatro palcos – mais um do que no ano passado – e inclui um magnífico fogo-de-artifício, mas a grande atração é o cartaz, que aposta não só em grandes nomes da música portuguesa, como também em artistas de renome internacional, sem esquecer propostas mais populares.

O evento, que marca o fim de 2016 e o início de 2017, combina todos os ingredientes para levar muitos milhares de pessoas ao centro histórico de Coimbra e para fazer desta uma festa memorável.

 

GNR

PORTAGEM

22h00/23h30 | Kiss Kiss Bang Bang | Dance Music

23h30/1h00 | GNR

1h00/3h00 | Kiss Kiss Bang Bang |Dance Music

PRAÇA DO COMÉRCIO

23h30/1h00 | Club Banditz | HouseMusic

1h00/3h00 | Dynamic Duo | Dancehall

PRAÇA 8 DE MAIO

00h00/4h00 | RevivalMusic | 70’s, 80’s, 90’s

TERREIRO DA ERVA

21h30/23h45 | Rockluso| Música portuguesa

RIO MONDEGO

24h00 | Fogo-de-artifício

 

As questões relacionadas com segurança merecem especial atenção. Por forma a garantir que o evento decorre em segurança, assegurando que a população e os visitantes podem viver os festejos em conforto e sem sobressaltos, a CMC, além dos habituais procedimentos levados a cabo em eventos de grande dimensão, reforçou o dispositivo logístico, os meios de socorro, de emergência médica e o policiamento.

Quanto à emergência e socorro, e embora as forças de segurança considerem tratar-se de um evento que não potencia, à partida, situações críticas, estão acauteladas medidas preventivas que garantem a atuação e coordenação dos meios e agentes de proteção civil que possam, com a máxima celeridade, acorrer e atuar em eventuais cenários de incidentes. Está ainda previsto, em tempo útil e desde que se justifique, a ativação de planos de emergência.

Para uma intervenção mais célere em caso de emergência, existem diversas equipas de socorro devidamente posicionadas nos locais dos espetáculos, nomeadamente, na Portagem e na Praça do Comércio, asseguradas pela Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Brasfemes.

portagem

Numa noite em que se espera de grande afluência, a CMC volta a encerrar temporariamente a Ponte de Santa Clara.

Garante-se, deste modo, maior e melhor acessibilidade aos espaços onde decorrem os espetáculos, proporcionando-se, ao mesmo tempo, uma plataforma para o público assistir ao fogo-de-artifício com maior comodidade e melhores condições de visibilidade. O espetáculo de pirotecnia será um dos momentos mais esperados da festa e a este associa-se a música dos GNR, que atuam, em simultâneo, na Portagem.

A interrupção da circulação rodoviária na Ponte de Santa Clara será temporária e em ambos os sentidos – entre as 21h30, de 31 de dezembro, e as 4h00, de 1 de janeiro. Nestas seis horas e meia, o trânsito continuará a processar-se normalmente nas pontes Rainha Santa Isabel e Açude.

O Município proporciona também espaços de estacionamento, disponibilizando parqueamento adicional gratuito, como é o caso de toda a área da Praça da Canção. Além desta, é permitido estacionar nos parques junto ao Estádio Universitário, Parque Verde (margens esquerda e direita) e nos parques à superfície do Mercado D. Pedro V. O estacionamento é ainda possível nos Parques da Ecovia (Casa do Sal).

Por questões logísticas e de segurança torna-se necessário efetuar as seguintes alterações ao nível de trânsito e estacionamento:

Dia 29 de dezembro

 Interdição de estacionamento

Da 1h00 até às 11h00 de 2 de janeiro – parque de estacionamento do Largo da Portagem (junto à saída da Ponte de Santa Clara)

Dia 31 de dezembro

Interdição de estacionamento

Da 1h00 até às 4h00 de 1 de janeiro – Couraça da Estrela e Avenida Emídio Navarro desde o cruzamento com a Rua de Olivença até ao Largo da Portagem

. Corte de trânsito

17h00 – Terreiro da Erva, do dia 31 de dezembro até às 2h00 do dia 1 de janeiro de 2017

21h30 – ambos os sentidos, na Ponte de Santa Clara; na Avenida Emídio Navarro, desde o Largo da Portagem até à rotunda ao fundo do Parque Dr. Manuel Braga, até às 4h00 de 1 de janeiro. Acresce a Rua da Sota e Avenida Emídio Navarro, desde a entrada da SANFIL até ao Largo da Portagem, em ambos os sentidos

Dia 1 de janeiro

4h00 – Abertura do trânsito no Largo da Portagem, Ponte de Santa Clara, Avenida Emídio Navarro, Rua da Sota e Couraça da Estrela.

Dia 2 de janeiro

11h00 – Termo da interdição de estacionamento no parque de estacionamento do Largo da Portagem

Também em questões de ambiente, a preocupação é acrescida. Com uma extensão maior da área de espetáculos, a operação é, necessariamente, mais complexa e envolve mais meios.

As intervenções de recolha e limpeza têm início, imediatamente, após o final das atuações. Na Portagem, Ponte de Santa Clara e Avenida Emídio Navarro as equipas começam a operar logo pelas 3h00. Nos restantes “palcos” as operações de limpeza têm início logo após o final dos espetáculos.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE