Cidade

Dezembro é mês de histórias de Natal em família e ao fim do dia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-12-2016

 

PUBLICIDADE

O Natal, época de generosidade e alegria e festividade muito apreciada pelos mais pequenos, é a fonte de inspiração para os temas das próximas horas de conto promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra, na Biblioteca Infantil/Ludoteca e nos diferentes pólos da Rede de Bibliotecas Anexas Municipais.

pai-natal

PUBLICIDADE

publicidade

A Biblioteca Infantil/Ludoteca, com uma programação designada, genericamente, “Ver, Ouvir e Construir o Natal” apresenta, além dos contos, que estimulam a imaginação e o mundo da fantasia das crianças, exposições e três oficinas temáticas. Todas as iniciativas são de acesso gratuito, mas implicam inscrição prévia.

Os “Contos de Natal” dirigidos a crianças de 3, 4 e 5 anos (acompanhadas por um adulto) acontecem a 22 de dezembro (quinta-feira), às 18h00. A inscrição na atividade está disponível a partir do dia 16 de dezembro.

PUBLICIDADE

A neve, quase sempre associada à época natalícia, é o tema da história que será contada a 29 de dezembro (quinta-feira), às 18h00, dirigida a crianças de 3, 4 e 5 anos, acompanhadas por um adulto. Inscrições a partir de 23 de dezembro.

As exposições compreendem mostras dos mais bonitos livros de Natal – O Natal dos livros –, uma exposição informativa que presta homenagem às grandes e pequenas coisas que fazem do Natal a mais maravilhosa das festas – Coisas de Natal – e uma mostra de postais de Natal realizados por alunos das escolas que integram a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – Imagens de Natal.

O Natal é tempo de deitar mãos à obra: enfeitam-se as casas, embrulham-se presentes e a Biblioteca Infantil/Ludoteca propõe a realização de oficinas, dirigidas a crianças com idade superior a 6 anos.

A primeira oficina – Palavras de Natal – realiza-se a 20 de dezembro (terça-feira), às 10h30. Trata-se de uma oficina de poesia cujas inscrições decorrem a partir de 16 de dezembro. Enfeites de Natal, uma narração de contos de natal seguida da oficina de trabalhos manuais, acontecerá no dia 22 de dezembro (quinta-feira), às 10h30. As inscrições começam a 16 de dezembro.

Com a proximidade da chegada de 2017, está reservada para o antepenúltimo dia de 2016 a Oficina de Ano Novo, uma narração de contos seguida de uma oficina de trabalhos manuais que será levada a cabo no dia 29 de dezembro (quinta-feira), às 10h30. As inscrições podem ser efetuadas a partir de 23 de dezembro.

Vários jogos de tabuleiro, dirigidos a toda a família, para que miídos e graúdos se divirtam em conjunto, estarão disponíveis na terça-feira, 27 de dezembro, a partir das 14h30. Os interessados em aderir à iniciativa deverão proceder a inscrição a partir do dia 23 de dezembro.

A Câmara Municipal de Coimbra convida, ainda, as crianças e o seu principal núcleo familiar, a escutar “Estórias de Natal em Família e ao Fim do Dia!”, em diversos pólos da Rede de Bibliotecas Anexas Municipais: em Assafarge, dia 21 de dezembro, às 18h30. Os pólos de Brasfemes, Ribeira de Frades, S. João do Campo, Souselas e Trouxemil acolhem os contos para pais e filhos a 23 de dezembro, às 18h30. A entrada é livre, sujeita a inscrição.

Os pedidos de inscrição e informações deverão ser dirigidos à Biblioteca Infantil/Ludoteca, no local (Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro), pelo telefone n.º239702630 ou através do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE