Portugal

Detido suspeito de ter ateado incêndio de ontem no concelho da Sertã

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-07-2021

Suspeito, de 38 anos, é apontado como o autor da prática de vários crimes de incêndio florestal, com “recurso a engenhos eletrónicos incendiários”.

PUBLICIDADE

De acordo com o Notícias ao Minuto, foi detido um homem, engenheiro eletrotécnico de profissão, por ter ateado vários incêndios florestais, nos concelhos da Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei.

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR da Sertã e do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural, do Centro, informa que deteve, um homem, de 38 anos, “pela presumível prática de vários crimes de incêndio florestal, com recurso a engenhos eletrónicos incendiários“.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia de ontem, pode ler-se no comunicado enviado às redações, “por volta das 14h30, nos concelhos da Sertã e Proença-a-Nova, eclodiram quatro incêndios florestais, através de engenhos eletrónicos incendiários, colocados pelo suspeito, em zonas povoadas com mato, medronheiros, eucaliptos, pinheiros e outras espécies, com continuidade vertical e horizontal, confinante com zonas urbanas, com várias aldeias em redor“, com uma área ardida de cerca de 60 hectares (ha), e “que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos meios de combate – bombeiros e meios aéreos“.

Mas sobre o indivíduo, agora detido, recai também a suspeita de “outros incêndios, ocorridos em anos anteriores, nos concelhos indicados, designadamente no ano passado nos concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, com áreas ardidas de 5.000 ha e 14.000 ha, respetivamente”.

PUBLICIDADE

A atuação do suspeito, destaca a PJ, “colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e a grande mancha florestal”.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE