Crimes

Detido padre suspeito de tráfico de pessoas e abuso sexual

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-10-2022

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um padre de 63 anos pela alegada prática de crimes de tráfico de pessoas e de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, em Vila Nova de Foz Côa, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a PJ adiantou que o suspeito foi detido, através da Diretoria do Norte, no âmbito de uma investigação em curso e em cumprimento de mandados emitidos pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Maia.

“Trata-se do padre António Pinto, de Numão, em Vila Nova de Foz Côa”, no distrito da Guarda, disse fonte policial à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da investigação, a PJ efetuou buscas domiciliárias e não domiciliárias, “detendo um indivíduo fortemente indiciado pela prática dos crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência”, de acordo com a nota.

“Por decisão judicial proferida em 2017, o arguido foi nomeado tutor da vítima, tendo-a acolhido na sua residência, oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação, sem qualquer outro pagamento”, lê-se.

PUBLICIDADE

A PJ acrescentou que, “aproveitando-se das incapacidades psíquicas e da especial vulnerabilidade da vítima, o arguido veio depois a exigir-lhe serviços sexuais, fechando-o em casa e vedando-lhe qualquer contacto com o exterior quando recusava aceder aos seus propósitos”.

 A vítima, um homem de 44 anos, vai ser instalada num centro de acolhimento e proteção especializado para vítimas de tráfico de seres humanos, adiantou.

O detido, sem antecedentes criminais, vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE