Coimbra

É desta que vai reabrir a Linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-12-2016

 

PUBLICIDADE

A cerimónia de apresentação da empreitada de Modernização  da Linha da Beira Baixa, troço Covilhã – Guarda, incluindo a construção da Concordância das Beiras, entre a Linha da Beira Alta e da Linha da Beira Baixa, que se realiza no próximo dia 27 de dezembro (terça-feira) às 11:45, na Estação Ferroviária da Guarda,  contará com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

estacaodaguarda

PUBLICIDADE

publicidade

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com a empreitada de modernização do troço com 46 quilómetros entre a Covilhã e a Guarda, cuja concretização irá permitir a reabertura à exploração ferroviária deste troço encerrado desde 2009.

Uma intervenção de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal estará concluída, segundo a IP, no primeiro trimestre de 2019, e representa um investimento na ordem dos 65 milhões de euros, sendo que cerca de 80% deste valor poderá ser alvo de cofinanciamento comunitário.

PUBLICIDADE

O projeto de requalificação compreende a renovação Integral e eletrificação da Via, a remodelação de Edifícios de passageiros, a automatização e supressão de Passagens de Nível, a reabilitação de seis Pontes Metálicas Centenárias,  a execução de sistemas de drenagem e de trabalhos de estabilização de taludes, a instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações.

Também incluída nesta empreitada está a construção da denominada Concordância das Beiras, via de ligação entre as Linhas da Beira Baixa e da Linha da Beira Alta. Uma obra que permitirá o fecho da malha ferroviária, que inclui igualmente a Linha do Norte, e que potenciará a dinamização do transporte ferroviário, a ligação a Espanha e as ligações inter-regionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE