Coimbra

Desmantelado grupo criminoso que celebrava casamentos de conveniência

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-01-2019

Um grupo criminoso organizado, que recrutou pelo menos 50 mulheres portuguesas para casamentos de conveniência, foi desmantelado hoje pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pelas autoridades belgas, tendo sido detidos três suspeitos e constituída arguida uma advogada.

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

Nesta operação, que hoje terminou e que contou com o apoio da Europol e da Eurojust, foram realizadas 18 buscas domiciliárias, encontrados dezenas de documentos falsificados, apreendido diversos equipamentos informáticos (laptops, desktops e outros dispositivos móveis), grandes quantias de dinheiro e ainda produto estupefaciente. 

O grupo criminoso estava envolvido na facilitação da imigração ilegal, através da organização de casamentos conveniência, predominantemente entre nacionais portugueses e indostânicos. 

PUBLICIDADE

publicidade

As mulheres portuguesas eram recrutadas para casar com homens de origem indostânica, que não conheciam, e, em contrapartida, recebiam cerca de cinco mil euros. Depois, os casais viajavam para a Bélgica, onde os cidadãos indostânicos tentavam a legalização por via do casamento com cidadã comunitária, o que permitia aos maridos permanecer na União Europeia, obter autorizações de residência e, em seguida, obter lucros ilícitos com benefícios sociais. 

O SEF deu início a esta investigação em 2016, após as autoridades belgas terem detetado um aumento suspeito do número de certidões de casamento emitidas em Portugal, que viriam a revelar-se falsas.

PUBLICIDADE

Devido à natureza internacional do crime, foi criada uma Equipa de Investigação Conjunta (JIT) que culminou hoje com um Dia de Ação Conjunta.

A operação, intitulada “Amouda”, foi realizada simultaneamente em Bruxelas (Bélgica), Lisboa e Algarve. Para facilitar a cooperação direta, oficiais belgas estiveram presentes em Portugal enquanto uma equipa do SEF viajou para a Bélgica. 

A Europol apoiou a operação conjunta no centro de coordenação criado pela Eurojust. Analistas da Europol foram, também, destacados para a Bélgica e Portugal para verificação cruzada de informações em tempo real e análise forense de telemóveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE