Coimbra

Descubra a emocionante brama dos veados no Parque Biológico da Serra da Lousã!

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-10-2020

Durante os últimos meses, as hastes (estruturas de natureza óssea) do veado do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, estiveram a crescer e agora atingiram o seu tamanho máximo.

PUBLICIDADE

Neste período de tempo, as hastes encontraram-se cobertas por uma epiderme de veludo que as protegeu e irrigou durante o crescimento. Chegando ao tamanho máximo (que cresce uma bifurcação a mais por cada ano que passa) este veludo seca e parte óssea fica exposta. Durante o mês de outubro, decorre a época de acasalamento nesta espécie, também conhecida por época da brama!

PUBLICIDADE

publicidade

Esta época advém o nome dos penetrantes bramidos que os veados machos emitem durante dia e noite, que servem para afastar e ameaçar outros machos competidores, mas também para darem a conhecer a sua presença às fêmeas que habitam o seu território.

Quando dois machos se encontram e ambos se querem exibir, podem ocorrer lutas entre eles, utilizando as hastes e emitindo bramidos.

PUBLICIDADE

No Parque Biológico, um exuberante macho já tem o seu harém, no entanto, é frequente ouvirem-se os bramidos entre ele e os machos mais jovens.

No dia 24 de Outubro às 19:00, o Parque vai promover um passeio ao anoitecer com o propósito de ouvir estes emocionantes sons.

As vagas são limitadas e sujeitas a inscrição para parquebiologicoserradalousa@adfp.pt ou 239 444 538.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE