Coimbra

Descobrir Montemor-o-Velho através das Jornadas Europeias do Património 2020 e do Dia Mundial do Turismo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-09-2020

De 25 a 27 de setembro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho associa-se às Jornadas Europeias do Património 2020 e à Comemoração do Dia Mundial do Turismo e convida à (re)descorberta do território através da literatura, da história e do património.

PUBLICIDADE

Subordinada ao tema Património e Educação, a iniciativa pretende não só evocar o Abade João e Afonso Duarte, mas também, a partir de Montemor-o-Velho, percorrer a região e fazer uma viagem no tempo através de um olhar de eternidade das ilustres personalidades da nossa história e do nosso concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Devido ao contexto de pandemia, o programa contém um conjunto de visitas virtuais que vão ser disponibilizadas nos canais de comunicação do município de Montemor-o-Velho, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a partir das 10h.

Na sexta-feira, dia 25, a proposta passa por revisitar o Roteiro Literário da Vila de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

Seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde, o Roteiro Literário da Vila de Montemor-o-Velho é também uma proposta de uma visita em espaço aberto e em regime livre. As paragens são feitas em lugares de significância patrimonial e identitária com referências literárias a autores locais e do mundo que viveram e/ou visitaram a Vila de Montemor-o-Velho. 

Com passagens pelos concelhos da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Penacova, esta rota tem subjacente a ideia de que existem figuras históricas Montemorenses que para serem percebidas têm de ser vistas numa escala supramunicipal. É uma rota turística que se centra na figura histórica do Abade João (Século IX) com a visitação de lugares por onde o mesmo teve um papel preponderante: Mosteiro do Lorvão (Penacova); Castelo de Montemor-o-Velho; Capela de Nª Sr.ª de Seiça (Figueira da Foz).

No domingo, dia 27, a encerrar as Jornadas Europeias do Património 2020, assinala-se igualmente o Dia Mundial do Turismo e, neste sentido, é apresentada a Rota Literária Afonso Duarte.

À semelhança da rota dedicada ao Abade João, para compreender melhor o universo pessoal e literário de Afonso Duarte é essencial olhar para o homem, para a obra e para o seu universo criativo através de uma perspetiva supramunicipal.

Assim, é uma rota literária que se centra no vulto cultural maior que é Afonso Duarte (1884-1958) constituindo-se como uma peregrinação com paragens temáticas para melhor compreender o Poeta: Afonso Duarte e a sua terra; Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – Fundo Documental Afonso Duarte; Homenagem dos 50 anos da vida literária do Poeta Afonso Duarte ; Câmara Municipal de Coimbra – Biblioteca Municipal de Coimbra – Estante  Afonso Duarte; e Até qualquer dia, Poeta.

Por força da pandemia e das exigentes medidas de proteção à Covid-19, não foi possível incluir o importante espólio do Poeta Afonso Duarte, pertença da Casa do Povo de Abrunheira. Assim que que estiverem reunidas as condições de segurança, esta vertente vai ser também incluída na Rota Literária Afonso Duarte.

Em segurança, nas Jornadas Europeias do Património 2020 e na Comemoração do Dia Mundial do Turismo fica o convite para visitar e descobrir o concelho de Montemor-o-Velho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE