Desapareceu na Praça da República. Até à próxima!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-11-2017

Esta obra de arte “plantada” pela Bienal anozero no centro da Praça da República desapareceu durante a madrugada.

PUBLICIDADE

20171112_033846

O conjunto de caixas de papelão foi visto pela última vez entre as 3 e as 7 da manhã deste domingo 12 de novembro. 

PUBLICIDADE

publicidade

20171112_033916

Não damos alvissaras a quem der informação sobre o seu paradeiro. Quem levou os caixotes pode estar a precisar de embalagens para alguma campanha solidaria de Natal. Registamos a performance dos “artistas” que fizeram desaparecer a instalação artística. Nem sequr vamos especular que pode ter sido recolhida pelos serviços de limpeza municipal que antes de amanhecer costumam limpar os efeitos do botéllon.

PUBLICIDADE

20171112_063626

O  já denominado “monte de caixotes” era um projecto multidisciplinar desenvolvido pelo laboratório UWAGA que tinha como intuito “ampliar a opinião dos cidadãos sobre a cidade, fazendo-a ganhar dimensão pública por meio da sua espacialização”.

A obra pretendia “promover a  reflexão quanto à participação e capacidade de intervenção dos cidadãos”, que, devem ter surpreendido os criadores, ao interagirem desta forma inusitada com o conjunto de “cartão canelado” instalado na Praça da República.

O See You Around, na Praça da República, foi criado por um colectivo de pessoas para sensibilizar pessoas para uma open call de um projeto da programação convergente Anozero’17, a acontecer a partir de 25 de Novembro. É uma criação do DEMO – Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, com colaboração do Clube dos Tipos  e Oficina. As inscrições são feitas para convergentes.anozero@capc.com.pt.

O grupo de participantes que integra o laboratório UWAGA “é acompanhado por um arquitecto, um designer, dois performers e um artista visual”.

ano zero

Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra é uma iniciativa proposta pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, que assume como objetivo primordial promover uma reflexão quanto à recente circunstância da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Curar e Reparar é o tema da segunda edição da bienal anozero, que apresenta uma exposição constituída por obras de 35 artistas e repartida por vários espaços patrimoniais da cidade de Coimbra-

Pretende refletir sobre um mundo que reclama sistematicamente ser sarado das feridas que permanentemente abre.

A bienal anozero arrancou no dia 11 de novembro e prolonga-se até 30 de dezembro, tendo como espaço central o antigo quartel de Santa Clara (que está para ser vendido) , “devolvendo-o à cidade através de obras de luz, som, vídeo, pintura e escultura”, sob o tema “Curar e Reparar”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE