Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desalojados vão poder usar apoio para comprar casa mais próxima de localidades

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-10-2017

As famílias que perderam a sua habitação nos incêndios poderão usar o apoio para comprar ou construir casa junto a povoações, para diminuir situações de risco, afirmou hoje o primeiro-ministro.

PUBLICIDADE

O apoio concedido pelo Governo às pessoas que perderam as casas não está apenas previsto para a “mera reconstrução”, mas permite também “apoiar, até ao montante dos danos aferidos, a aquisição ou instalação de habitação, por exemplo, junto das populações”, disse António Costa, após a apresentação do modelo de reconstrução das casas afetadas pelos incêndios que deflagraram em 15 de outubro.

“Isso é importante para reordenar o território. Uma das realidades mais difíceis que tivemos nestes incêndios é ver muitas habitações dispersas, muito isoladas, e, portanto, estão numa zona de maior risco. Se for possível as famílias aproximarem-se dos núcleos populacionais tornam-se obviamente mais resilientes em situação de incêndio e diminui os riscos futuros”, frisou o líder do executivo.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi a pensar na diminuição desse risco que este mecanismo foi criado, explicou, acrescentando que “vários autarcas” expressaram o desejo de que “não se voltasse a construir em sítios de risco”.

Segundo António Costa, esta medida permite “aproveitar esta ocasião para que as pessoas possam encontrar melhores condições de vida e também mais segurança”.

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro falava aos jornalistas após a apresentação do modelo de reconstrução das habitações, que decorreu hoje, na Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

Durante a tarde, António Costa visitou Vale Serrão, localidade onde, segundo o município, 48 habitações foram atingidas pelo incêndio que deflagrou em 15 de outubro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com