Cidade

Deputados do PS questionam Governo sobre ETAR em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-01-2021

Os deputados do PS eleitos por Coimbra questionaram o Ministro do Ambiente e Ação Climática sobre o início das obras da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Cochadas, Cantanhede, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Pedro Coimbra, Cristina de Jesus, Tiago Martins, João Gouveia e Raquel Ferreira, que já por diversas vezes se deslocaram ao local das descargas, “deram nota deste problema ao Governo, tal como fizeram junto da Águas do Centro Litoral, pedindo a resolução para a problemática das descargas indevidas e solicitando uma resposta quanto à data para o início das obras”, refere uma nota do PS.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sendo conhecido que a solução encontrada pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática para este problema muito grave que atinge as populações de Cantanhede e Mira foi a construção da nova ETAR, é esperado que esta venha criar as condições para que as habituais descargas do efluente bruto sejam eliminadas e que todo o efluente gerado nesta bacia seja encaminhado para esta nova ETAR das Cochadas”, explicita o documento.

Os deputados dizem ainda que “não deixam de reconhecer que o papel da Águas do Centro Litoral tem permitido mitigar os efeitos negativos das descargas, minimizando os impactos decorrentes das descargas indevidas e da afluência de caudais superiores à capacidade do sistema”.

PUBLICIDADE

A nota de imprensa diz que os deputados “não deixam igualmente de realçar que o papel das redes em baixa, da responsabilidade dos Municípios de Cantanhede e Mira, tem de ser efetivo para o sucesso de todo este processo”.

“É essencial que estes municípios prossigam a remodelação e a renovação das redes em baixa, contribuindo desta forma para reduzir o nível de afluências indevidas”, referem, citados no documento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE