Coimbra

Deputados do PS eleitos por Coimbra visitaram ruínas de Conimbriga

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-10-2016

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, acompanhou, esta segunda feira à tarde, uma comitiva de deputados do PS à Assembleia da República numa visita às Ruínas de Conimbriga, a convite dos parlamentares eleitos pelo círculo de Coimbra.

PUBLICIDADE

unnamed-1

“Conimbriga é um dos espaços culturais e turísticos mais visitados do país e, por isso mesmo, é uma ‘âncora’ fundamental não só para Condeixa mas também para o distrito e para a região. Os deputados do PS eleitos por Coimbra estão conscientes disso mesmo e, também por isso, entendemos como oportuna esta visita. São testemunhas, eu próprio em particular, do empenho e dedicação do Município de Condeixa, liderado por Nuno Moita, na defesa de Conimbriga como espaço cultural e turístico de dimensão nacional e internacional”, justificou Pedro Coimbra, deputado que liderou a comitiva de parlamentares.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Condeixa, por seu lado, agradeceu a visita e “a atenção e o empenho que os senhores deputados têm demonstrado nesta campanha de valorização de Conímbriga”, tendo em vista – recordou Nuno Moita – “a sensibilização do Governo para a importância da concretização dos investimentos necessários, nomeadamente daqueles que já estão protocolados com o Ministério da Cultura”.

Ainda na semana passada, refira-se, o deputado Pedro Coimbra questionou o Governo, através do Ministro da Cultura, sobre o ponto de situação do protocolo celebrado entre a Direcção Geral do Património Cultural e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que estabelece formas de colaboração para o início da concretização da 2ª fase do desenvolvimento infra-estrutural do Programa Museológico de Conímbriga, através da aquisição de prédios rústicos e urbanos e da elaboração do projecto “Desenvolvimento Infra-estrutural do Programa Museológico de Conímbriga 2ª. Fase: Ampliação e promoção do Perímetro Arqueológico”. 

PUBLICIDADE

publicidade

O referido protocolo é considerado de vital importância para o futuro daquele importante núcleo museológico, quer pelo Município de Condeixa, quer pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, cujos municípios subscreveram recentemente uma missiva de apoio à realização de investimentos no complexo de Conimbriga, a que se associam os deputados do círculo de Coimbra eleitos pelo PS.

“Todos os esforços no sentido de concretizar este plano de investimentos são importantes e bem-vindos. A Câmara terá que fazer um esforço financeiro significativo mas importa, antes de mais, que haja vontade política do Governo para a cativação da verba nacional necessária à concretização deste projecto, cujo valor global ascende a 3 milhões de euros, co-financiados por Fundos Comunitários”, realçou Nuno Moita.

O autarca lamenta que nem sempre os esforços de promoção dos principais ativos do território sejam bem compreendidos, referindo-se ao chumbo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) ao projeto de valorização do Eixo da Romanização, que é comum a vários municípios das Terras de Sicó e que é responsável pela visita de cerca de 100 mil pessoas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE