Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Deputado pelo Cidadãos por Coimbra defende “campus da vida” no antigo Pediátrico (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-02-2023

O deputado pelo Movimento Cidadãos por Coimbra, João Malva, defendeu, esta quinta-feira, 23 de fevereiro , na Assembleia Municipal, a “criação de um campus da vida no espaço devoluto do antigo Hospital Pediátrico”.

PUBLICIDADE

O coordenador do consórcio Ageing@Coimbra desafiou o executivo camarário para reconhecer “que é má ideia a proposta de ali criar a Casa das Comunidades, e possa devolver o espaço, que um dia tratou as crianças, ao amparo daqueles que ali foram crianças”.

Destacando que o campus da vida é um “projeto muito diferenciador que coloca Coimbra na linha da frente da resposta europeia aos desafios do envelhecimento”. “Um facilitador da aproximação entre diferentes gerações de cidadãos com a cidade, com a universidade, com os hospitais, com as artes e com as empresas. Uma verdadeira loja do cidadão sénior, um espaço de co-criação e de fervilhante criatividade e dignidade”, referiu o deputado do Movimento Cidadãos por Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

João Malva lembrou ainda que a criação de uma casa deste projeto no antigo Hospital Pediátrico poderá ser articulado com o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento que está a ser construído no polo três da Universidade de Coimbra.

Na sua intervenção, o deputado municipal sublinhou “o envelhecimento acelerado da população portuguesa”, frisando que “em duas décadas, Portugal será o país da união europeia com o maior índice de grande dependência de idosos, que reflete o desequilíbrio entre o número de pessoas muito dependentes de 80 anos ou mais sobre o número de jovens adultos em idade produtiva”.

PUBLICIDADE

Notando que “Coimbra afirmou-se nos últimos 10 anos como um conhecido centro de referência europeu para a vida saudável e o envelhecimento ativo e o consórcio Ageing@Coimbra alimentou o contexto colaborativo inovador que envolve a cidade e a região na criação de boas práticas inovadoras para enfrentar os desafios do envelhecimento”.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com