Coimbra

DEI comemora 20 anos. Já? Parece que nasceu ontem!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-09-2015

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, celebram-se os 20 anos da criação do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e os 30 anos da criação da licenciatura em Engenharia Informática (LEI).

PUBLICIDADE

unnamed (2)

Pelas 16h45m é inaugurada a exposição 20/30, onde são mostrados alguns dos pontos mais importantes da história do departamento e lançadas algumas pistas para o futuro. Por exemplo, é possível ver o ENER 1000, o primeiro computador pessoal português desenvolvido por uma equipa de investigadores de DEI, e um conjunto diversificado de projetos de investigação em curso, ilustrando a capacidade de afirmação do DEI no panorama nacional e internacional.

PUBLICIDADE

Segundo António José Mendes, diretor do DEI, «pretendemos que todos os interessados, a começar pelos nossos estudantes e potenciais futuros estudantes, possam visitar a exposição e ficar a conhecer melhor o que foi sendo feito e a evolução que o DEI teve ao longo destes anos».

A exposição «desenrola-se sobre as três frentes de uma instituição de ensino superior: ensino, investigação e extensão universitária, em que cada uma delas se desenvolve, por vezes, de forma nítida e autónoma e outras vezes misturando-se e avançando em uníssono. Optou-se por considerar várias fases ao longo deste período de trinta anos e, dentro de cada uma delas, identificar as trajetórias e os pontos altos em cada uma das três frentes consideradas», afirma Teresa Mendes, responsável pela exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

Visa «relembrar aos mais velhos e mostrar aos mais novos a história do sonho de criar na Universidade de Coimbra uma área de Engenharia Informática forte e prestigiada», realça a catedrática do DEI.

O sonho «começou no início da década de oitenta e foi-se concretizando gradualmente graças ao saber, ao empenho e a uma confiança inabalável do seu grupo de fundadores, liderados pelo prof. António Dias de Figueiredo, aos quais se foi juntando, ao longo do tempo, todo um contingente de docentes, alunos e funcionários que mantêm vivo o propósito de fazer crescer o alcance e o prestígio do DEI e das instituições que originou: o CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra) e o Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes», conclui.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE