Coimbra

Defesa Nacional e Universidade de Coimbra em cooperação científica pelo ambiente

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-02-2021

A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Universidade de Coimbra assinaram um protocolo de cooperação técnica em matérias ambientais, que engloba iniciativas científicas, seminários, cursos ou conferências conjuntas, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério da Defesa Nacional refere que esta parceria tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de cooperação técnica e científica em áreas como “a gestão e avaliação ambiental, a preservação da biodiversidade e o ordenamento do território, a gestão da energia e dos recursos naturais e a economia circular”. 

PUBLICIDADE

publicidade

O protocolo prevê ainda a execução de “instrumentos e gestão ambiental em infraestruturas afetas à Defesa Nacional” bem como a “colaboração em alguns domínios do ensino e da formação, através da realização conjunta de cursos, conferências ou seminários”. 

A colaboração, assinada entre a universidade e a estrutura responsável por executar a política ambiental do Ministério, “está em linha” com a Diretiva Ambiental para a Defesa Nacional, publicada em janeiro de 2020, que visa, por exemplo, “dinamizar a abertura à comunidade científica, ao setor industrial nacional e cooperar com centros de investigação”.

PUBLICIDADE

Em dezembro passado já tinha sido celebrado um outro protocolo na área do ambiente com o Instituto Politécnico de Leiria.

Em matéria ambiental, desde 1993 que a tutela atribui o “Prémio Defesa Nacional e Ambiente”, que distingue todos os serviços afetos ao Ministério, bem como órgãos e unidades das Forças Armadas que promovam a preservação do ambiente, a utilização eficiente dos recursos e a inovação ambiental.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE