Coimbra

Escola Superior de Enfermagem discute as novas fronteiras do cuidar

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-04-2016

O que significa cuidar? Como cuidar de um ser humano enquanto corpo-conectado a artefactos tecnológicos? Como cuidar de um híbrido digital?

PUBLICIDADE

Estas e outras questões vão estar em análise, no próximo dia 3 de maio, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), durante o I Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar, subordinado ao tema “Cyborgs e Biotecnologias: Novas Fronteiras do Cuidar”.

biotecnologias

PUBLICIDADE

publicidade

O encontro científico, que se integra num projeto ancorado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-E), da ESEnfC, visa «partilhar e redescobrir o sentido do cuidar enquanto essência de Enfermagem, a partir da abordagem filosófica sobre as questões da técnica e tecnologia na reconfiguração do humano», considera a organização do colóquio.

Com isto, a ESEnfC (Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Fundamental), pretende, também, contribuir para a formação de profissionais de saúde reflexivos, capazes de integrar as abordagens tecnológicas com o cuidado integral da pessoa.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura do colóquio, pela Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, está marcada para as 9h30 (nas instalações do Polo B, em S. Martinho do Bispo) seguindo-se, pelas 10h00, a conferência “Bioética e tecnologia/impacto no cuidar”, por Lucília Nunes (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal).

“Animais racionais dependentes: a ética do cuidar em Alasdair McIntyre” (por Manuel Curado, da Universidade do Minho), “Medical robotics e as implicações nos cuidados de saúde” (por Rui Cortesão, da Universidade de Coimbra), “Software para a saúde. A informática e o cuidar” (por Carlos Graça, da Medicine One) e “Reconfigurações da condição humana. Cuidar de Enfermagem: um cuidar integral profissionalizado” (por Paulo Queirós, da ESEnfC), são os títulos das comunicações do primeiro painel, com início às 11h00.

Já no período da tarde (a partir das 14h30), serão trazidos para a segunda mesa-redonda os temas “O cuidado do corpo em ambientes de hipertecnologia” (por João Maria André, da Universidade de Coimbra), “Brain net – Uma outra forma de ver/cuidar o humano” (por Miguel Santos Pais Vieira, da Universidade Católica Portuguesa), “Cyborgs, Biotecnologias. Um cuidado de Enfermagem post-humano?” (por Ana Paula Monteiro, da ESEnfC) e “Educação para o cuidar no futuro” (por Margarita Pino-Juste, da Universidade de Vigo).

O encontro está aberto a investigadores, profissionais e estudantes da área da Saúde e das Tecnologias da Saúde, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais e outras áreas afins.

Mais informações sobre o “I Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar – Cyborgs e Biotecnologias: Novas Fronteiras do Cuidar” podem ser obtidas no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/1cfc.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE