Curta-metragem sobre inundações do Mondego exibida no Fórum Mundial da Água

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-02-2018

 

PUBLICIDADE

Curta-metragem sobre as cheias no rio Mondego vai ser exibida no Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Captura-de-Tela-2018-01-10-às-15.56.09

PUBLICIDADE

A curta-metragem “O Bazófias” da autoria de Paulo Lencastre Leitão, jornalista da CentroTV, foi escolhida para integrar a Mostra de curtas-metragens sobre a temática da Água, no 8º Fórum Mundial da Água, que vai decorrer em Brasília (Brasil) de 18 a 24 de março deste ano.

O filme mostra “as consequências das cheias no rio Mondego, com impacto mais significativo na cidade de Coimbra, e todo o processo que levou ao projeto de desassoreamento, que está atualmente em curso”, adianta Paulo Leitão.

PUBLICIDADE

publicidade

Existe depois o “contraponto com a seca que no espaço de um ano levou o Mondego a ficar praticamente sem água, principalmente a montante da Barragem da Aguieira, e os fogos de outubro que nem o maior rio nascido em Portugal consegui travar”, salienta ao autor.

A curta-metragem tem imagem de Sandro Garcia e Tiago Cerveira, e edição de Sandro Garcia.

Esta Mostra decorre da parceria estabelecida entre o município de Seia, através do festival CineEco, e o projeto “Rumo a Brasília”, de que é Comissário Nacional, Jaime Melo Batista do LNEC.

O Pavilhão de Portugal, com mais de 200 m2, terá uma pequena sala para pequenas palestras e projeções diárias de curtas CineEco, cujo programa está em elaboração.

Nos dias do Fórum serão exibidas 17 Curtas Internacionais, que já estiveram em competição na edição de 2017 do festival de Seia. e 15 curtas portuguesas, de até 5 minutos, estas últimas resultantes da abertura de inscrições para o efeito.

Ao todo inscreveram-se perto de três dezenas de curtas portuguesas, tendo a organização selecionado 15.

O Fórum Mundial da Água, organizado a cada três anos, desde 1997, pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião (este ano o Brasil), tornou-se um acontecimento incontornável da agenda internacional, assumindo-se como o maior evento dedicado à água a nível global. Acolhe cerca de 30 000 pessoas durante uma semana

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE