Coimbra

Curia recebe festa literária

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-09-2018

Com a aproximação da estação em que as árvores se vestem de ruivo, o Parque das Artes, na Curia, realiza o seu primeiro encontro dedicado à literatura.

PUBLICIDADE

De 27 a 29 de Setembro por ali passarão escritores, poetas, pensadores e outras individualidades, marcando presença em debates sobre diversas temáticas, os quais serão igualmente moderados por amantes da escrita.

O evento, chamado Folha, é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Anadia, do Parque das Artes e do Hotel Termas da Curia e tem como objectivo divulgar os autores e as obras literárias portuguesas.

PUBLICIDADE

publicidade

A Folha 2018 arranca às 10h00 de dia 27, com uma cerimónia, na presença de entidades oficiais, inaugurando-se, de seguida, a exposição Curia: Viagem intemporal, de Alberto Simões e Nuno Rosmaninho, na Buvette das termas.

Depois do almoço, pelas 15:00, terá lugar a conferência de abertura A perenidade da sombra de Antero de Quental, com o escritor Onésimo Teotónio de Almeida e a apresentação do antigo Secretário da Cultura dos Açores, o poeta Vasco Pereira da Costa, que após a mesma apresentará o seu mais recente livro, Campo.

De seguida realizar-se-á um painel de discussão conduzido por José Manuel Portugal, que contará com a presença de Fernando Dacosta ─ que aqui traz o seu Botequim da Liberdade ─ e a catedrática Maria do Céu Fialho ─ autora de A voz de Édipo em Natália Correia. 

A manhã do segundo dia será dedicada à literatura infantil, num encontro com a presença dos escritores Milu Loureiro e José António Franco.

PUBLICIDADE

Haverá ainda espaço para a inauguração de uma exposição do cartoonista Vasco Gargalo. O primeiro painel da tarde verá a moderadora Sónia Almeida guiar a poetisa Matilde Campilho e o catedrático e ensaísta José Seabra Pereira na discussão sobre Pela água é que vamos?.

Seguidamente, a escritora e jornalista Maria João Fialho Gouveia moderará o debate sobre o tópico Literatura: doença ou cura, travado entre o poeta José Fanha e o médico psiquiatra José Luís Pio de Abreu.

Finalmente, às 17:30, a encerrar os painéis de dia 28 com chave de ouro, é a vez do apresentador Júlio Isidro e do maestro António Vitorino d’ Almeida aflorarem a proposta Conta-me uma História, que contará com a moderação do jornalista Fernando Correia. Desta feita o sol pôr-se-á ao som da poesia, com um recital nas vozes de Cândida Ferreira e Francisco Paz, durante o jantar. 

A terceira e última jornada desta festa literária despertará às 10:30, com a mesa dos Poetas ensonados ao pequeno-almoço, aqui representados por Carlos Brito, Rosa Ribeiro, Manuel Monteiro, Maria Toscano e Paulo Illarco, conduzidos pelo jornalista Manuel Halpern.

Às 14:30 a escritora Tânia Ganho e a romancista Filipa Martins debaterão a proposta Folha: metáfora e/ou esperança?, sob a batuta do poeta António Vilhena.

Entretanto, às 16h00, assistir-se-á à apresentação do livro Cela, da deputada Isabel Moreira, pela voz de Teresa Carvalho, ensaista e Investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Os debates da Folha 2018 fecharão com o painel cingido ao tema Termalismo e Literatura, no qual intervirão o escritor e catedrático Fernando Pinto do Amaral e a poetisa Rosa Oliveira, encaminhados pela também poetisa, Leocádia Regalo.

Ao final da tarde ainda haverá tempo para a apresentação do livro Cronologia das Termas da Curia, de Nuno Rosmaninho, antes de esta festa das letras se despedir até ao próximo ano com um jantar de gala lírica, brindado com a mestria da pianista búlgara, Ivana Goverdarska e o tenor colombiano, César Cortes.

O Parque das Artes promete continuar a abraçar as várias formas de cultura, neste romântico recanto de Portugal em que se lê poesia em tudo quanto a vista alcança.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE